segunda-feira, 28 de maio de 2012

Meninas de Sinhá

Meninas de Sinhá:
Conheci as Meninas de Sinhá há vários anos, numa apresentação durante uma feira de artesanato e cultura aqui nas montanhas. E me apaixonei. Me encantei com o sorriso largo dessas senhourinhas lindas, as cantigas de roda que eu às vezes ouvia minha avó cantar, as danças e brincadeiras de rua que hoje pouca criança conhece – porque criança de hoje dança funk, vai ao xópincenter e joga videogame. A história delas eu até poderia contar, mas muito melhor que eu é ouvir a Valdete (gente, e como a Valdete fala bonito!) falando sobre como ela começou o grupo, uma simplicidade e sabedoria que, francamente, andam meio raras por aí, mas que grazadeus a gente ainda encontra de quando em vez, pra nos dar aquele soprinho de esperança e achar que, quem sabe, o cerumano até tem jeito sim. Elas já ganharam prêmios, viajaram por aí, gravaram CD e tudo, e continuam com essa alegria toda, uma alegria que as circunstâncias de suas vidas poderiam tranquilamente ter-lhes roubado. E as Meninas vão estar amanhã no TEDx-Belo Horizonte, e quem aparecer por lá certamente também vai se emocionar com a beleza e a importância enorme do trabalho dessas senhorinhas maravilhosas.
***

Filed under: acontece, artes, cultura, vídeos Tagged: Belo Horizonte, cultura popular, Meninas de Sinhá, TED talks, vídeos Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .