sábado, 19 de maio de 2012

A alfabetização aos 5 e a quebra dos segredos

A alfabetização aos 5 e a quebra dos segredos:
Figura daqui

Quando pensamos nos receios que teremos ao acompanhar durante o crescimento de uma criança numa casa logo lembramos: ele vai crescer e pode bater a cabeça nessa mesa, ele vai crescer e vai alcançar o puxador desse armário, mas nunca, nunca pensamos no sustos que eles vão nos dar numa etapa tão esperada em seu desenvolvimento: a alfabetização.
É um momento lindo e mágico, não é? Que acontece de uma hora para outra, e nos fazem deparar com episódios assim:

No elevador, junto a mais dois moradores do prédio, ele dispara a pergunta: “mãe, o que é jontex?”
você ignora e finge que não ouviu, mas ele repete a pergunta em tom mais alto e completa: “é que eu li numa caixinha na gaveta do seu quarto.” A porta se abre e os moradores se despedem de você com um risinho sarcástico.
Eu só conseguia pensar numa coisa: porque as gavetas de criado mudo não tem chaves?

Já não bastava você ter que passar todos os dias em frente a um sex shop para levá-lo na escola e ter que responder o porquê daqueles manequins estarem fantasiados: “é loja de fantasia, filho...” Agora ele lê no cartaz “SE-XI SHOPI” e fica repetindo meio que cantando: “sexi shopi, sexi shopi, la la la la” até chegar a porta da escola, e Deus me afaste da ideia de que ele continua repetindo isso lá dentro, o que me faz pensar qual seria o conceito que as professoras e coordenadores têm desses pais rs.

É emocionante vê-lo lendo um livrinho que pegou na biblioteca da escola, e adoro ser mãe aurélio e responder sobre o significado das palavras novas, mas confesso que não estava nenhum pouco preparada para tê-lo a me espiar atrás do computador lendo o que escrevo e questionando a todo momento aos 5 anos. “Mãe, eu sei que é isso, porque eu li”
Sou a favor de sempre dizer a verdade para a criança, da maneira mais fácil possível, mas sabe, aquelas respostas simplificadas omitindo caracteres censurados não existe mais, baby, porque agora simplesmente já estava escrito. MAKTUB. E falar em código com marido, soletrado as palavras? Já era, porque juntar consoantes e vogais agora para ele é moleza meu bem...

É, os segredos caligrafados não estão mais seguros, o jeito é dar uma fiscalizada nos armários e prateleiras rs. E que venham as etapas seguintes, porque sim, ele precisam crescer e a nós continuaremos nos encantando.


Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .