domingo, 20 de maio de 2012

Ah! Girassol

Ah! Girassol: Ah! Girassol, giras no tédio do tempo Do sol contando os passos Buscas o dourado e doce campo Luminoso rumo dos peregrinos. (William Blake)
Misteriosos e altivos, escandalosos sem serem vulgares, os girassóis chamam a atenção pela sua beleza. Nos campos floridos são as estrelas da terra... Giram, girando às voltas do sol Os campos floridos dos girassóis. (Cora Coralina) O girassol era o símbolo do sol nas culturas americanas, já era cultivado há mais de três mil anos pelos indígenas do norte do México e foi introduzido na Europa em 1510. Os Aztecas decoravam seus templos e coroavam suas sacerdotisas com flores de girassol, e os Maias faziam um extrato das pétalas, usado como afrodisíaca. No México, as pétalas são ingeridas, após refogadas em óleo, para felicidade do casal no casamento.
O girassol encanta, não só pela beleza altiva, mas também pela sua utilidade. A semente do girassol é a segunda maior fonte de óleo comestível vegetal do mundo. O óleo, ainda bruto é utilizado na preparação de velas e sabonetes. Após refinamento é empregado na alimentação, rico em vitamina E, com um alto teor de ácidos graxos essenciais para o organismo humano. Ajuda a diminuir o mau colesterol do sangue, estimula o sistema imunológico e revitaliza o sistema circulatório. As sementes, ricas em cálcio, fósforo, magnésio, ferro, potássio, vitaminas A, B1, B2, C e tocoferol, a mais ativa fonte de vitamina E..
As sementes são bem apreciadas pelos papagaios e outras aves, mas em alguns países da Europa Oriental, elas são vendidas na rua, torradas, como se fossem pipocas. Os resíduos após extração do óleo (torta) são utilizados na alimentação das vacas leiteiras e engorda dos porcos. Em vários países, essa planta é também utilizada na alimentação de rebanhos, sob a forma de forragem ensilada, sendo feita a colheita, nesse caso, na época em que as flores começam a secar. Na medicina popular é muito utilizado na preparação de chás: Das cascas do caule para combater febres; Das folhas como anti-gripal, antiasmático, expectorante e diurético; Das flores contra doenças pulmonares e afecções da garganta. Na medicina alternativa, os florais do girassol ajudam às pessoas a descobrir sua verdadeira expressão e revelar seu brilho pessoal. Melhora a auto-estima e a autoconfiança.
Fonte de inspiração para poetas, muitos se inspiraram nos Girassóis. “Fica decretado que a partir deste instante haverá girassóis em todas as janelas; Que os girassóis terão direito a abrir-se na sombra; E que as janelas devem permanecer o dia inteiro, abertas para o verde onde cresce a esperança.” (Thiago de Mello)
"São mágicos sinais, que vão se abrindo. Constelações de girassóis gerando um círculo de amor que de repente estalam como flor no chão da casa." (Thiago de Mello)
Passa uma nuvem pelo sol. Passa uma pena por quem vê A alma é como um girassol: Vira-se ao que não está ao pé. Passou a nuvem; o sol volta. A alegria girassolou. Pendão latente de revolta Que hora maligna te enrolou? (Fernando Pessoa) .......................... Todas as fotos são da Internet. ..........................

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .