sexta-feira, 16 de novembro de 2012

TEMPO DA MINHA INFÂNCIA

TEMPO DA MINHA INFÂNCIA:
15-14472vetor-freepik

---------- Mensagem encaminhada ---------- De: Vania Papini Data: 19 de outubro de 2012 08:05 Assunto: Enc: Fwd: FW: TEMPO DA MINHA INFÂNCIA Para: SONIA
Querida prima, adorei a poesia . Publicando nos Blogs...A vida hoje realmente não tem mais a leveza, a beleza dos velhos tempos..Parabéns ao autor, Sônia
Tempo da Minha Infância
(Ismael Gaião)No tempo da minha infância Nossa vida era normal Nunca me foi proibido Comer muito açúcar ou sal Hoje tudo é diferente Sempre alguém ensina a gente Que comer tudo faz malBebi leite ao natural Da minha vaca Quitéria E nunca fiquei de cama Com uma doença séria As crianças de hoje em dia Não bebem como eu bebia Pra não pegar bactériaA barriga da miséria Tirei com tranquilidade Do pão com manteiga e queijo Hoje só resta a saudade A vida ficou sem graça Não se pode comer massa Por causa da obesidadeEu comi ovo à vontade Sem ter contra indicação Pois o tal colesterol Pra mim nunca foi vilão Hoje a vida é uma loucura Dizem que qualquer gordura Nos mata do coraçãoCom a modernização Quase tudo é proibido Pois sempre tem uma Lei Que nos deixa reprimido Fazendo tudo que eu fiz Hoje me sinto feliz Só por ter sobrevividoEu nunca fui impedido De poder me divertir E nas casas dos amigos Eu entrava sem pedir Não se temia a galera E naquele tempo era Proibido proibirVi o meu pai dirigir Numa total confiança Sem apoio, sem air-bag Sem cinto de segurança E eu no banco de trás Solto, igualzinho aos demais Fazia a maior festançaNo meu tempo de criança Por ter sido reprovado Ninguém ia ao psicólogo Nem se ficava frustrado Quando isso acontecia A gente só repetia Até que fosse aprovadoNão tinha superdotado Nem a tal dislexia E a hiperatividade É coisa que não se via Falta de concentração Se curava com carão E disso ninguém morriaNesse tempo se bebia Água vinda da torneira De uma fonte natural Ou até de uma mangueira E essa água engarrafada Que diz-se esterilizada Nunca entrou na nossa feiraPara a gente era besteira Ter perna ou braço engessado Ter alguns dentes partidos Ou um joelho arranhado Papai guardava veneno Em um armário pequeno Sem chave e sem cadeadoNunca fui envenenado Com as tintas dos brinquedos Remédios e detergentes Se guardavam, sem segredos E descalço, na areia Eu joguei bola de meia Rasgando as pontas dos dedosAboli todos os medos Apostando umas carreiras Em carros de rolimã Sem usar cotoveleiras Pra correr de bicicleta Nunca usei, feito um atleta, Capacete e joelheirasEntre outras brincadeiras Brinquei de Carrinho de Mão Estátua, Jogo da Velha Bola de Gude e Pião De mocinhos e Cawboys E até de super-heróis Que vi na televisãoEu cantei Cai, Cai Balão, Palma é palma, Pé é pé Gata Pintada, Esta Rua Pai Francisco e De Marré Também cantei Tororó Brinquei de Escravos de Jó E o Sapo não lava o péCom anzol e jereré Muitas vezes fui pescar E só saía do rio Pra ir pra casa jantar Peixe nenhum eu pagava Mas os banhos que eu tomava Dão prazer em recordarTomava banho de mar Na estação do verão Quando papai nos levava Em cima de um caminhão Não voltava bronzeado Mas com o corpo queimado Parecendo um camarãoSem ter tanta evolução O Playstation não havia E nenhum jogo de vídeo Naquele tempo existia Não tinha vídeo cassete Muito menos internet Como se tem hoje em diaO meu cachorro comia O resto do nosso almoço Não existia ração Nem brinquedo feito osso E para as pulgas matar Nunca vi ninguém botar Um colar no seu pescoçoE ele achava um colosso Tomar banho de mangueira Ou numa água bem fria Debaixo duma torneira E a gente fazia farra Usando sabão em barra Pra tirar sua sujeiraFui feliz a vida inteira Sem usar um celular De manhã ia pra aula Mas voltava pra almoçar Mamãe não se preocupava Pois sabia que eu chegava Sem precisar avisarA vida era bem mais mansa, Com um pouco de insensatez. Eu me lembro com detalhes De tudo que a gente fez, Por isso tenho saudade E hoje sinto vontade De ser criança outra vez...
Permalink | Leave a comment  »

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .