quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Olhar nos olhos!

Olhar nos olhos!:
                                                            
Ao ensinar a criança uma nova habilidade , precisamos saber se ela está prestando atenção no que você está fazendo ou dizendo. Ensinar a olhar é importante para obter a atenção.

O contato ocular é uma habilidade não-verbal que no autismo , frequentemente, não desenvolve naturalmente. Em geral, as crianças podem sentir-se desconfortáveis em olhar diretamente para uma pessoa, então temos que ter cuidado em construir esta habilidade gradualmente.


Para encorajar o desenvolvimento do contato ocular, é importante ganhar a atenção da criança e reforçar o olhar, utilizando -se inicialmente de bolhas de sabão, balões, bonecos com sinetas, barulhos, luzes, brinquedos que brilham, brinquedos de causa  e efeito, comida ou outro qualquer item que a criança goste.

Devemos trabalhar contato ocular em todos os momentos ; em casa, na escola, .. Faça disso um exercício divertido usando brinquedos motivadores ou reforço ou elogio.Se a criança se mantém firme em não olhar,  fique trabalhando sempre reforçando a melhor resposta, mesmo que ela seja mínima.  Dê a criança tempo suficiente para responder , mas não espere muito tempo, pois ela irá perder o interesse pela atividade. Primeiramente, reforçar e elogiar , o mais breve contato  intencional dos olhos.

Segure  brinquedos interessantes e até comidas  perto de sua face. Balance o brinquedo , dizendo: Você quer o boneco? E dê imediatamente após ele olhar para você. Soprar bolinha de sabão é outra atividade que favorece a criança a olhar para você; balance a haste do tubinho perto do seu rosto e diga: Você quer bolinhas? Espere a criança olhar antes de soprar.
Uma importante conquista que deve ser exercitada diariamente!!
Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .