quarta-feira, 14 de novembro de 2012

CARL SAGAN: Cosmos, Frases, Livros, Biografia - Tributo

CARL SAGAN: Cosmos, Frases, Livros, Biografia - Tributo:
Neste post: História e biografia de Carl Sagan, trechos Cosmos, Frases, Livros, fotos e vídeos do Youtube


"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir este planeta e esta época com você"



- Carl Sagan


Carl Sagan


- Série Sagan - Legendada:



The Sagan Series é uma coleção de tributos em vídeo para Carl Sagan. Imagens e trilha sonora de tirar o fôlego.



Série Sagan capítulo 1 - A fronteira estava em toda parte - YouTube







Série Sagan capítulo 2 - A vida procura por vida - YouTube



Série Sagan capítulo 3 - Uma fábula reconfortante - YouTube




Série Sagan capítulo 4 - NASA per aspera ad astra - YouTube




Série Sagan capítulo 5 - SETI Decida escutar - YouTube




Série Sagan capítulo 6 - O fim de uma era - YouTube




Série Sagan capítulo 7 - A perspectiva astronômica ampla - YouTube




Em inglês: Série Sagan capítulo 8 - O presente de Apollo - YouTube




Em Inglês: Série Sagan capítulo 9 - Seres-humanos - YouTube 






Astronautas da NASA na estação espacial


- Vídeos Legendados - série em DVD Cosmos: A Personal Voyage:





Cosmos - Carl Sagan




+ Vídeos de Carl Sagan:



Pálido Ponto Azul I (Pale Blue Dot). - Legendado HD (Carl Sagan) - YouTube 









Fotografia do Planeta Terra na Lua - NASA




Carl Sagan - Quem Fala em Nome da Terra [Legendado] - YouTube   



Carl Sagan - Humility (Humildade) - YouTube  



Carl Sagan - LUTO - YouTube



Pálido Ponto Azul II. - Legendado (Carl Sagan) - YouTube





"Em algum lugar, algo incrível está esperando para ser descoberto."



- Carl Sagan


Carl Sagan


Biografia de Carl Sagan (1934-1996) - Resumo



Carl Edward Sagan foi um cientista nos EUA. Na década de 50 se formou em Artes e em Ciências, obteve o título de doutor em Astrofísica pela Universidade de Chicago. É considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu).



Faleceu aos 62 anos, de pneumonia, no Centro de Pesquisas do Câncer Fred Hutchinson, depois de uma batalha de dois anos com doença na medula óssea.



Foi consultor e conselheiro da NASA desde os anos 50, trabalhou com os astronautas do Projeto Apollo antes de suas idas à Lua, e chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar. Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e o descobrimento das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de Marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, satélite de Saturno.



NASA


Veja também:



+ Frases de Carl Sagan



Carl Sagan


"Mudanças fundamentais na sociedade são muitas vezes rotuladas como impraticáveis ou contrárias à natureza humana [...]  como se houvesse apenas uma natureza humana.



Mas mudanças fundamentais claramente podem ser feitas, estamos cercados por elas.



Nos últimos 2 séculos, a escravidão abjeta, que esteve conosco durante milhares de anos foi quase totalmente eliminada, uma revolução que mexeu com todo o mundo. [...]



Os velhos apelos ao chauvinismo racial, sexual e religioso e ao fervor raivoso nacionalista estão começando a não funcionar. Uma nova consciência está se desenvolvendo, que vê a Terra como um único organismo, e reconhece que um organismo em guerra consigo mesmo está condenado."


Lançamento de Foguete - NASA


"O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, nos sentimos bem."



"A ausência da evidência não significa evidência da ausência."



"Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço."



"Onde o amor impera, não há desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor. Um é a sombra do outro."



Carl Sagan"Os ideais são como as estrelas, você não conseguirá tocá-las com suas mãos. Mas como os marinheiros nas águas desertas, elas podem guiá-lo, e, seguindo as estrelas, você chegará ao seu destino"



"Meus pais não eram cientistas. Eles sabiam quase nada sobre ciência. Mas me introduziram simultaneamente ao ceticismo e ao encantamento, me ensinaram 2 modos de pensamentos coexistentes que são centrais no método científico."



"Devemos querer a verdade, não importa aonde ela nos leve. Mas para encontrá-la, precisamos tanto de imaginação quanto de ceticismo. Não devemos ter medo de fazer especulações, mas ter o cuidado de distinguir especulações de fatos."



"A História está repleta de pessoas que, por medo, ignorância ou cobiça por poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que na verdade pertenciam à todos nós."


Astronauta no Espaço - NASA


"Nossa paixão por aprender é a nossa ferramenta para a sobrevivência."



"Fui à biblioteca e pedi um livro sobre estrelas... e a resposta foi esplêndida. Vi que o Sol era um estrela, bem próxima. E que as estrelas eram sóis, mas tão distantes que eram apenas pontos de luz... o tamanho do universo de repente se abriu para mim. Foi tipo uma experiência religiosa. Havia uma magnificiência naquilo, uma extensão, uma grandeza que nunca me deixou. Nunca me deixou."


Carl Sagan




Livros principais de Carl Sagan - português



 











Filme Contato - Carl Sagan





"Contact" Theatrical Trailer (1997) - YouTube







Sinopse



Desde menina, Ellie (Jodie Foster) buscou indícios de outras vidas no universo. Quando recebe uma mensagem com uma máquina capaz de levar um ser humano e fazer contato com extraterrestres, reinvidica o direito de ser escolhida para a missão.



Filme Contato - Carl Sagan


Filme Contato - Jodie Foster






-------------



Ann Druyan, escritora e esposa de Carl Sagan:





Ann Druyan - Carl Sagan


Carl me disse calmamente. “Vou morrer.” “Não”, protestei. “Você vai vencer desta vez, assim como já venceu antes, quando tudo parecia sem esperança”.



Ele se virou para mim com aquele mesmo olhar que eu tinha visto inúmeras vezes nos debates e brigas de nossos vintes anos de trabalhos em conjunto e amor apaixonado.



Com uma mistura de fino bom humor e ceticismo, mas, como sempre, sem nenhum vestígio de autopiedade, disse ironicamente: “Bem, vamos  ver quem tem razão desta vez .”


Carl Sagan


"Muitas pessoas me perguntam se Carl mudou no fim da vida e se converteu a alguma crença de vida após a morte. Eles me perguntam com frequência se acho que o verei de novo. Carl encarou sua morte com uma coragem inabalável e nunca se refugiou em ilusões.



A tragédia é que sabíamos que jamais iríamos nos ver novamente. Não tenho expectativas de reencontrar Carl. Mas, uma coisa ótima é que quando estávamos juntos, por quase 20 anos, vivemos em uma apreciação vívida de quão breve e preciosa é a vida . Nunca trivializamos o significado da morte fingindo que era como uma despedida.



Cada momento que estávamos vivos e juntos era milagroso - não em um sentido inexplicável ou sobrenatural. Sabíamos que éramos privilegiados pelo acaso... de que o acaso poderia ser tão generoso e gentil que nos conhecemos,  como Carl escreveu de forma tão linda em Cosmos: "Na vastidão do espaço e na imensidão do tempo..." que pudemos ficar juntos por 20 anos.



Isso é algo que me sustenta e é muito mais significativo... O jeito que ele me tratava e como eu o tratava, como cuidamos um do outro e de nossa família, enquanto estava vivo. Isso é muito mais importante que a idéia de que verei ele algum dia.



Não acho que verei Carl de novo. Mas eu o vi. Nós vimos um ao outro. Encontramos um ao outro no cosmos, e isso foi maravilhoso"


Ann Druyan - Carl Sagan




"É provável que [...] você já conheça bem as numerosas realizações científicas e culturais deste homem.



É provável que você saiba que ele desempenhou um papel principal na exploração de nosso sistema solar, que ele acrescentou algo a nosso conhecimento das atmosferas de Vênus, Marte e Terra, que ele abriu caminho a novos ramos de investigação científica, que ele atraiu mais pessoas ao empreendimento científico que talvez qualquer outro ser humano e que ele era um cidadão consciencioso tanto da Terra como do cosmo.



Talvez você seja um dos muitos que foram levemente empurrados a uma trajetória de vida diferente pela atração gravitacional de algo que ele disse ou escreveu ou sonhou.



Em minha estimativa parcial, ele era uma figura histórica mundial que nos incentivou a deixar a espiritualidade geocêntrica, narcisista, “sobrenatural” de nossa infância e abraçar a vastidão — amadurecer ao tomar as revelações da revolução científica moderna de coração."


Ann Druyan - Carl Sagan


Última Entrevista de Carl Sagan - com Charlie Rose



1/3 Carl Sagan - Última Entrevista - YouTube







2/3 Carl Sagan - Última Entrevista - YouTube



3/3 Carl Sagan - Última Entrevista - YouTube  



Veja também:



O fato mais surpreendente - Neil de Grasse Tyson - YouTube









Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .