sexta-feira, 23 de novembro de 2012

20 de novembro: Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança

20 de novembro: Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança:
20 de novembro: Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança:

Com o tema ‘Reduzir a pobreza, a violência e construir a paz’ começou (18) em todo o Brasil a comemoração para o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança, celebrado no dia 20 de novembro.



A semana que acontece de 18 a 25 de novembro é promovida pela Rede Mundial de Religiões para a Infância (GNRC). No Brasil, a Pastoral da Criança que integra a rede, mobilizará em todo o país mais de 200 mil voluntários em 37 mil comunidades.



O dia é comemorado em dezenas de países com a proposta de proteger os direitos e promover o bem-estar das crianças.





A GNRC no último fórum da rede destacou em sua declaração a pobreza como uma forma de violência.



"Vemos a pobreza como a mais grave injustiça global, a pior e a forma mais extensa de violência. A realidade das crianças em situação de pobreza nos reuniu para discutir: distribuição desigual de recursos, a guerra e a violência, a corrupção e a má governança. Os valores sobre os quais nossas tradições religiosas são construídas nos obrigam a responder ao desafio da pobreza infantil”.



De acordo com o gestor de relações institucionais da Pastoral da Criança e representante da CNBB no Conselho Nacional de Saúde, Clóvis Boufleur, o tema da pobreza entra nas reflexões propostas para a comemoração para gerar conscientização e encontrar formas de combater essa realidade no país.



“A partir de 2012, o Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança inclui o tema da pobreza infantil. As tradições religiosas assumem o compromisso de mobilizar recursos e adotar medidas inter-religiosas de comunicação e diálogo contra todas as formas de violência e práticas nocivas para as crianças dentro das comunidades e além”, disse em nota no site da pastoral.



De acordo com o gestor, em muitas situações a pobreza gera a violência e vice-versa.



“Em muitas situações a pobreza causa a violência, em outras, a violência gera a pobreza (...). A renda entre as pessoas no país produz grandes abismos sociais. Quanto mais extenso esse abismo, maiores as chances de haver comportamentos marcados pela violência entre pobres e ricos. Em determinadas situações, as crianças que vivem em famílias pobres podem ser vítimas da violência dos adultos causada pela falta de oportunidades de renda”.



Em São Paulo (SP) serão realizadas oficinas sobre alimentação saudável, brincadeiras e momentos de espiritualidade e leitura da oração pela criança, no domingo (25) no Instituto Criança Cidadã – Circo Escola São Remo. No site da Pastoral da Criança podem ser encontrados diversos materiais para trabalhar o tema nas paróquias e movimentos.



No mesmo dia é comemorado o Dia Internacional da Infância, data em que foi proclamada a Convenção sobre os Direitos da Criança pela Organização da Nações Unidas (ONU).



Ouça a oração do Dia Mundial de Oração e Ação pela Criança.



A12



***********************************************************************************

Um Dia a ser apoiado..Neste Blog sempre stamso publicando Orações pelas crianças, Orações feitas pelas crianaça.;Publicando algo sobre educdação espiritual das crianças mais tarde e Orações.

Sõnia

Atom
http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai

Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .