sexta-feira, 9 de novembro de 2012

{EDUCAÇÃO EM SAÚDE} massa muscular +++ mitos e verdds

{EDUCAÇÃO EM SAÚDE} massa muscular +++ mitos e verdds:

Farmers-market-california-karn

Foto : National Geographic
Excelente artigo enviado pelo amigo Médico Homeopata,fornecendo informações cientificas, corretas sobre Nutrição. Brasil encontra-se em alerta com altos índices de obesidade crianças, adolescentes e jovens .
Necessitamos sair da cultura da alimentação urbanizada, industrial, adocicada, salgada, aliada a uma vida sedentária onde crianças, adolescentes e jovens ficam isolados aprisionados aos computadores, televisão, games, ficando estressados, compulsivos por alimentos,
Um dos caminhos é a reeducação alimentar da família - a criança come o que a família come ! Artigo a ser lido com calma , impresso e colocado em frente da geladeira... Sônia
**********************************************************************************************************************************************
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Dr Olair Rafael Seeemmpre Melhorrr Pediatria-Homopatica
Data: 9 de novembro de 2012 04:40
Assunto: {EDUCAÇÃO EM SAÚDE} massa muscular +++ mitos e verdds
Para:


Proteína vegetal emagrece


Pode apostar nesse nutriente para se livrar dos quilos extras. 

...

efeito emagrecedor dos vegetais não repousam sobre seu baixo valor calórico. É claro que isso conta pontos, mas sua reconhecida capacidade de saciar faz toda a diferença. "Quando ingerimos proteína, o cérebro entende que já estamos satisfeitos e que é hora de parar de comer", explica o nutrólogo Nataniel Viuniski, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso). "Esse nutriente também favorece a formação de massa muscular, que, por sua vez, aumenta a queima de energia." Mas, lógico, nesse quesito, comparada com a proteína animal, a dos vegetais perde feio. "Em compensação, praticamente não há diferença entre a ação dos dois tipos de proteína na perda de peso", lembra George Guimarães, nutricionista especialista em vegetarianismo de São Paulo.
"As grandes vantagens da proteína vegetal são a ausência de gordura e a presença de fibras", 
...
dieta balanceada, sem preocupação com perda de peso, as proteínas devem representar 15% do total de alimentos consumidos em um dia, segundo entidades internacionais que normatizam informações ligadas à nutrição, como a American Dietetic Association e a Organização Mundial da Saúde. Mais específico, Nataniel Viuniski preconiza, para de fato perder peso, um consumo de 50 a 75 gramas por dia para as mulheres e 75 a 100 gramas para os homens. 
...
acabar com o famigerado efeito sanfona. "É que, com o aumento da massa magra, o metabolismo do corpo fica mais rápido", conclui Nataniel Viuniski. E desse jeito, claro, você terá mais dificuldade para ganhar peso isso não é bom?
BOAS FONTES
Onde você encontra doses generosas de proteína vegetal
Feijão-preto
Feijão-branco
Feijão carioca
Lentilha
Soja
Grão-de-bico
Castanhas
Amendoim
Ervilha
Fava
TEM QUE COMER DIREITO
Aprenda com nutricionistas a tirar o melhor proveito das proteínas vegetais
1. "Combine mais de uma fonte desse tipo de nutriente ao longo do dia arroz e feijão, por exemplo para que uma complemente a outra." (Cynthia Antonaccio)
2. "Deixe as leguminosas de molho de um dia para o outro. Todas elas têm substâncias que atrapalham a sua absorção e estas podem ser diluídas na água." (Mariana Del Bosco Rodrigues)
3. "Diversifique as receitas para não enjoar. Que tal um hambúrguer de grão-de-bico?" (Cynthia Antonaccio)
ANIMAL X VEGETAL
As proteínas são essenciais para a construção e manutenção dos tecidos, das unhas, dos cabelos e dos músculos, além de sintetizar hormônios. Durante o processo de digestão, elas são quebradas em estruturas chamadas aminoácidos. Estes, por sua vez, são divididos em duas categorias: os essenciais, que não são produzidos pelo organismo, e os não essenciais, sintetizados pelo nosso corpo. "As fontes de proteína animal, como as carnes e o ovo, fornecem aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, são completos", diz Mariana Del Bosco Rodrigues. Já os de origem vegetal, a soja, o feijão e a lentilha, por exemplo, são de baixo valor biológico, pois têm uma quantidade menor de aminoácidos essenciais. Em compensação, não são acompanhados de gorduras nocivas.

~~~~~~~~~~~~~~==========~~~~~~~~~~~~~~~~~=============
...
riscos à saúde quando apenas um tipo de alimento ou alguns poucos tipos são consumidos durante certo tempo.

“Há a possibilidade de ocorrer um descontrole nutricional, gerando inicialmente a fome oculta, ou seja, um déficit de nutrientes e minerais diagnosticados através de exames bioquímicos. Também pode ocorrer sobrecarga renal com possível aumento do ácido úrico, caso seja uma dieta excessivamente hiperproteica”, ressalta.

Mitos e Verdades
O médico nutrólogo também explicou sobre as crenças populares referentes ao assunto e esclareceu pontos importantes.

MITOS

Alimentos com gordura zero
“A gordura faz parte da alimentação do ser humano ao longo da sua história de evolução biológica e, portanto, não se pode ter alimentação com gordura zero. Mas há as gorduras boas, como as do abacate, das nozes pecãs, avelãs e castanhas”.

Água quente ou morna em jejum queima gordura
“Não procede. Pelo contrário, a água gelada poderá fazer com que organismo gaste energia para tornar a temperatura semelhante ao do corpo. Esse gasto é mínimo e calculado em torno de apenas 10 calorias”.

Pular refeições emagrece
“Deixar de fazer uma refeição ou comer a noite não é interessante fisiologicamente, mas o que importa é o teor calórico total diário dos alimentos”.

Frutas podem ser consumidas à vontade
“Não podem, mas devem ser ingeridas em grande quantidade, cerca de 350 a 400 gramas por dia”.

VERDADES

Comer e assistir TV ou usar o computador engorda
Sim, se ficar beliscando. Isso ocorre com frequência porque as pessoas não refletem, não pensam no que comem e, com isso, sempre comem mais do que deveriam”.

Alimentos diet e light ajudam a emagrecer
“Sim, por ter menos calorias. O que vale, no entanto, é a soma total das calorias diárias”.

Beber (refrigerantes, sucos e alcoólicos) enquanto come engorda
“Geralmente as bebidas lavam as papilas gustativas e com isso novamente vem o desejo de comer, mas o que importa é o volume calórico total que o individuo ingeriu naquele dia, incluindo as bebidas. A água seria a melhor opção, pois não tem calorias”.
...
--
“Vós pouco dais quando dais de vossas posses; é quando dais de vós próprios que realmente dais.”  K. Gibran
Homeopatia - Pediatria - Medicina do Trabalho
Bem-Estar e Qualidade de Vida = Nutracêuticos!
  
--
Se desejar, responda com "REMOVER."



Permalink

| Leave a comment  »



Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .