sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Proclamação da Unicidade da Humanidade e a Igualdade de Direitos a Educação- Escritos Baháis

Foto- National Geographic

Em um momento,  onde se noticia tantas violações com meninas, adolescentes e mulheres, publicando o que os Escritos Bahá'is, Revelados no século XIX  por Bahá'u'lláh  trazendo orientações, leis , princípios, um novo modelo de vida que dá  esperança e estimulo para garantir igualdade e deveres entre homens e mulheres, sobre a Promoção das Mulheres, meninos e meniinas, desde sua infância.
Na Fé Bahá'i,  Homens e Mulheres devem ser companheiros verdadeiros.
Em 1986, a Casa Universal de Justiça, na sua " Mensagem sobre a Paz Mundial"assevera: 
"A emancapação da mulher - a concretização da plena igualdade entre os sexos- é um dos pré-requisitos mais importante, embora dos menos reconhecidos, para o estabelecimentoda paz.
A negação desta igualdade perpetra uma INJUSTIÇA contra METADE da população do mundo , e PROMOVE entre os homens ATITUDES e HÁBITOS NOCIVOS, que são transportados do ambiente familiar para o local de trabalho, para a vida política, em última análise, para a esfera das relações internacionais.
Não existem quaisquer fundamentos morais, práticos ou biológicos que justifiquem essa privação. Só quando as mulheres forem bem recebidas em todos os campos de atividade humana, em condições de igualdade, é que se criará o clima moral e psicológico do qual poderá emergir a paz internacional."
E o  que vemos hoje de maneira tão assustadora, confirma esta premissa e necessidade de aplicá-la na sociedade. 
O rem´dio para garantir e promover a igualdade é:
" O ÚNICO REMÉDIO é a educação..A mulher deverá esforçar-se para progredir em tudo aquilo em que esteve impedida, para que o homem sinta-se obrigado a reconhecer sua igualdade em capacidade e conquistas...
Até que a mulher e o homem não reconheçam e apliquem a igualdade, o PROGRESSO SOCIAL..não será possível..."Escritos Baháis
Hoje temos crescimento economico,  realizações pessoais de muitas mulheres em alguns países,algumas mulheres em muitos campos de ascensão, mas o desenvolvimento humano e acesso da educação encontra-se obstruído em vários países. do mundo.  Meninas e mulheres jovens e em geral, são alvo também de forças de interesses econômicos no mundo, icomo o tráfego de mulheres para prostituição em outros páises e do turismo sexual internacional ,onde o Brasil ocupa uma posição de preferência. pé um dos páises e destaque além da manutenção do baixo nível de instrução de meninas,
 e aumento do nível da analfabetismo e baixa instrução das mulheres,
 especialmente nas áreas mais pobre do nosso país e em varias regiões do mundo,




E foi por isto que a pequena Malala lutou e luta no Paquistão e outra mulheres ativistas no Oriente, perseguidas e muitas vezes exterminadas. Foi por não ter negado estas convicções em sua vida que Jovem Mona Mahmudnizad no Irã, foi martirizada.
Mas, igualdade não significa imitação cega da igualdade exercida atualmente pelos homens,  pois eles também necessitam desenvolver sua nobreza interior, para poderem deixar de serem opressores, violadores, sentirem-se superiores às mulheres , donos em muitas culturas, fontes de impedimento a esta nova condição da mulher, seja como indivíduos ou como líderes na vida da sociedade. 
O que aconteceu e ainda acontecerá na Índia  Paquistão, África do Sul, Brasil e centenas de outros páises.,,,não será banido apenas com adoção de leis mais severas, mas com uma mudança profunda nos valores que permeiam a conduta de ambos os sexos, dos governantes, da sociedade em geral.

Tahirih,  "A Pura", uma das "Letras da Vida" da Revelação Babi, disse antes de ser martirizada  no Irã ,no séc. XIX:
 "Podeis me matar mas não podeis impedir a emancipação da mulher "
Mais informações acesse o portal Bahái>
www.bahai.org.br

Video:


Sonia Maria
Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .