sábado, 5 de janeiro de 2013

A Lenda do Tsuru

A Lenda do Tsuru:


H-estrela

Origami de Estrela....
 Foto-National Geographic- folhas do Japão De: Sirlene Auxiliadora de Lemos.Data: 4 de janeiro de 2013
   a
Naational_geographic-_japonese
 Origami


Registro de Blog Lenda do Tsuru Sep 28, '07 11:47 PM
para todos

A ave tsuru simboliza saúde, fortuna, boa sorte e felicidade (além de ser considerada como ave-símbolo do Origami).A lenda do tsuru diz que quem fizer mil dobraduras desse pássaro, com o pensamento voltado para aquilo que deseja alcançar, terá bons resultados.

Costuma-se dizer que esta ave é o símbolo da longevidade.
A figura do tsuru (grou) em origami é uma das mais populares e também considerada a dobradura mais perfeita, pois sua forma básica serve de base para outras figuras de papel, desde animais até plantas.

  

Antigamente costumava-se pendurar estas aves de papel, no teto para distrair as crianças, especialmente bebês que não sabiam andar. Os grous de papel também eram oferecidos nos templos e altares, juntamente com as orações para pedir proteção. Acredita-se que originalmente, eles tinham apenas a função decorativa, e só mais tarde foram associadas às orações, sorte e fortunas.

   

Atualmente no Japão, nas festas de ano novo, casamento, nascimento em comemorações festivas de modo geral, a figura do tsuru está presente na decoração ou nas embalagens de presente simbolizando saúde e fortuna.

  

Quando uma pessoa se encontra hospitalizada, oferece-se mil grous (senbazuru) para que ela se reestabeleça o quanto antes. Ao dobrar cada figura, as pessoas depositam nela toda fé e esperança na recuperação do doente. No monumento da Paz em Hiroshima, onde caiu a bomba atômica, há vários conjuntos de mil grous, vindos de todas as partes do Japão. São feitos por alunos de escolas, enfim por um grupo de pessoas que se uniram para pedir uma coisa: paz mundial. Para a confecção destes mil grous é preciso união, esforço e fé de muitas pessoas, formando-se assim uma corrente de pensamento positivo.






  Expressões:


Tsuru wa sennen kame wa mannen: tsuru (grou) vive mil anos, kame (tartaruga) vive dez mil anos. Exprime uma longa vida com alegria e satisfação. 
Ver imagens no site abixoFonte: http://www.acbj.com.br/alianca/palavras.php?Palavra=209
A História de SadakoConta a história que Sadako Sasaki tinha quase dois anos quando a bomba atômica explodiu há cerca de uma milha de sua casa em Hiroshima. Aparentemente ilesa, ela escapou com a mãe e o irmão mais velho em direção ao Rio Oto, na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia. Até a idade de doze anos, Sadako aparentava estar normal, uma menina saudável,
quando desenvolveu leucemia, decorrente da radiação recebida pela descarga da bomba.Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda do tsuru, propondo que dobrasse os mil tsurus, na intenção de obter a cura. E a menina começou então a dobrar Tsurus, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako disse aos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro."Mas Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros... Dobrou 964 tsurus até  25/10/1955, quando morreu. Seus amigos de classe completaram os tsurus de papel que faltavam a tempo para seu enterro, iniciando uma campanha nacional para construir um monumento em sua memória, e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba.Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram, e em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima. Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o Parque. Desde então o tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento para desarmamento nuclear.A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido, terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte. É uma história do poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para a expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor.
Anterior: Kusudama Origami
Próximo Lenda do Maneki Neko (Gato da Sorte)--


Paz e bem!
Sirlene
***********************************************************************************************************************
Oi amiga, obrigada. Em Curitiba uma vez encontrei uma jovem no hospital que estava na sala de espera fazendo ORIGAMIS DE TSURU, PORQUE SUA AVÓ ESTAVA INTERNADA EM ESTADO GRAVE NO HOSPITAL..
ELA FAZIA OS MESMOS COM BASTANTE RAPIDEZ E HABILIDADE DEPOIS IRIA DISTRIBUIR PARA OS AMIGOS E EM UM ESPAÇO BUDISTA.TINHA QUE PRODUZIR OS 1000..

NÃO SEI SE A AVÓ MELHOROU,MAS VI QUE A ADOLESCENTE MOSTRAVA-SE CALMA E SERENA, FAZENDO OS MESMOS, CONFIANTE....FOI BONITO VER ESTA NETA DESPRENDIDA, ADOTANDO ALGO EM SUA VIDA EM PROL DE SUA AVÓ..

Sonia Maria
Atom

Japan-tokyo-vacation_20507_600

Foto-National Geographi-Japão



Permalink

| Leave a comment  »



Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .