Formando cidadãos comprometidos com a sociedade desde cedo
Em 2009, Norma Delfim, de Londrina (PR), participou do curso Ensinando Aulas para Crianças, voltado para adultos interessados em promover a educação espiritual de crianças. Ao finalizar o curso, ela decidiu colocar em prática a metodologia de ensino desenvolvida pela Comunidade Bahá’í para as crianças da região, embora seja católica.
Primeiro ela entrou em contato com as crianças que já conhecia na região e conversou com seus pais sobre o programa. A aceitação foi imediata e rapidamente amigos dos participantes também gostaram da iniciativa e ingressaram na turma que acontece semanalmente no centro da cidade. “Essa metodologia educacional que os bahá’ís promovem no país desperta o potencial da comunidade”. Norma se refere a ideia de que o progresso da sociedade depende de seu equilíbrio espiritual e material, e como estas dimensões são colocadas à serviço do progresso coletivo. Há três anos descobri que também sou parte do processo de transformação da sociedade”, disse Norma.
“O programa é dividido em quatro partes: devocional, histórias, atividades para desenvolver as capacidades e dons das crianças e brincadeiras didáticas”, conta a mineira Selene Pourkhesaly, coordenadora deste programa em Contagem, Minas Gerais. Pais e professores constatam que as crianças que participam das aulas voltadas para a educação espiritual tornam-se mais prestativas, educadas, obedientes, generosas e disciplinadas. “É inevitável a mudança de comportamento das crianças. Isso se reflete não só nas aulas, mas também em casa e na escola”, analisa Selene.
Em mais de cem cidades brasileiras existem grupos que oferecem estas aulas pois acreditam que desde cedo valores universais devem ser cultivados em cada cidadão. As aulas bahá’ís para crianças trabalham valores como a nobreza da alma humana, a igualdade de direitos entre homens e mulheres, amor ao próximo, eliminação de todas as formas de preconceito e discriminação, amor a Deus e aos Seus Mensageiros.
De acordo com um levantamento realizado em julho deste ano, nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo – ao todo, mais de 447 crianças participam desse modelo de educação espiritual em 59 grupos. O levantamento é feito por um grupo de coordenadores regionais dos cursos do Instituto de Capacitação, responsável por esse processo de aprendizagem.
“O princípio de igualdade na diversidade, sem preconceito ou discriminação de qualquer ordem na qual os bahá'ís acreditam se reflete em números: dos 447, apenas 40 são bahá'ís”, verifica Juliana Shams, da Comunidade Bahá'í de Campinas (SP).
As atividades promovidas pela Comunidade Bahá’í despertam os participantes para o caminho do serviço à humanidade: um aprimoramento do grau de consciência acerca da importância da educação espiritual e como esta se traduz em ações que incidem positivamente na dimensão espiritual, material e intelectual de uma população.
Na cidade de Bauru (SP), algumas atividades de educação espiritual para crianças estão em curso há três anos. “Criamos um laço espiritual e de amizade com as crianças e com os seus familiares”, comenta a professora Sabrina Campos. Esse envolvimento dos familiares é fundamental para a consolidação do desenvolvimento espiritual das crianças. “Os pais notam a mudança para melhor em seus filhos e isso faz com que o compromisso com o programa aumente”, completa.
Para obter mais informações sobre aulas de educação espiritual para crianças, entre em contato pelo endereço eletrônico info@bahai.org.br.
Jordana Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo - SASG
Comunidade Bahá'í do Brasil
(+55 61) 3255 2200 / 8188 02O39
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