sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Com uma boa ação tornei-me num VIP

Com uma boa ação tornei-me num VIP:
Iamos apressados pela rua a caminho de um encontro que o meu anfitrião tinha marcado. Ao passarmos por um carrinha de caixa aberta, o homem troca umas palavras com o meu amigo iraniano. Com um sorriso, diz-nos: "Ele está a pedir ajuda. O que acham?"
A pergunta era-me dirigida a mim e a Carla, uma italiana de quem fui companheiro de viagem no Irão. "Claro!" Nem hesitei. E qual era a tarefa? Pegar em duas mesas retro-iluminadas e levá-las para uma escola num segundo andar. Um bom teste à minha condição física.
Lá fomos, com maior ou menos dificuldades, subindo os dois andares até à escola de belas artes Melhor Futuro. Quando a diretora foi à porta e viu que estavam dois estrangeiros a levar-lhe o material e que um deles era uma mulher ficou sem palavras.
Desdobrou-se em agradecimentos, fez questão de nos oferecer um café com bolos (e aqui tiro-lhe o chapéu porque incluiu no improvisado lanche o trabalhador que tinha contratado). Por uma porta entreaberta apercebo-me dos risinhos que vêm da sala de aula que os adolescentes são iguais em todo o lado.
Não será desta que verei uma aula de desenho no Irão. Para não perturbar o andamento da lição, diz-me. Mas compensa-me pedindo para tirarmos uma fotografia para se recordar do dia em que dois estrangeiros ajudaram a escola.



***************************************************************************
A hospitalidade iraniana. Temos muitos amigos iranianos, e meus filhos tem parentes iranianos, meus amigos baha'is de origem deste país aqui no Brasil, são pioneiros. Aprendi com os mesmos muitas coisas. Uma delas a hospitalidade, na visão cultural do Oriente.
Encontrei nesta Blog, muito material sobre o Irã..Estarei publicando sempre algo, que mostra a beleza deste país e de seu povo, visto normalmente de maneira negativa..Um povo abençoado  pelo surgimento da Revelação Bahái, que trouxe a Mensagem de Unidade e Paz, embora incompreendia por grande parte da população, mas que tem muitos membros por lá e muitos amigos, dentro também do Irã . O autor deste Blog , um viajante, português, fotografo, nos brinda com muitas matérias especias..Colocando uma delas..Sõnia
Sonia Maria
Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .