terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Relato do Evento em Londrina-Conversando sobre educação de Crianças - Educar É Ensinar a Viver " -aconteceu no Domingo na Sede Bahái de Londrina- dia 5 de fevereiro de 2012- relatando o event

Relato do Evento em Londrina-Conversando sobre educação de Crianças - Educar É Ensinar a Viver " -aconteceu no Domingo na Sede Bahái de Londrina- dia 5 de fevereiro de 2012








Como foi o Primeiro Encontro sobre"Conversando sobre Educação de Crianças - Educar é Ensinar a Viver " dia 5 de fevereiro na Sede Bahái de Londrina










------------------------------------------------------------
O primeiro encontro “Conversando sobre Educação de Crianças” baseado no livro Educar é Ensinar a Viver ,aconteceu neste domingo, 5/02 às 10h30 na Sede da Comunidade Bahá’í de Londrina. Participaram do encontro mães, pais e avós. A conversa iniciou-se com uma reflexão sobre o momento crucial que enfrentam as famílias e a sociedade, na busca de compreensão de como "educar ensinando a viver".
Todos tiveram acesso ao Livro para acompanhar de maneira fiel os textos, e foi apresentado um resumo sobre a autora do Livro - Juanita de Hernandez - Membro da Comunidade Bahá’í e Pedagoga do Equador, livro este publicado pela Editora Bahá’í e que por si só já é um curso pontual sobre o assunto.
Uma das participantes (sra. Faezeh Behrouzi) fez um relato muito interessante e importante sobre este livro, quando a mesma usava o conteúdo do mesmo em programas de TV em Londrina nos anos 80 e disse-nos que um dia ficou muito emocionada quando teve contato com uma Sra. que a abordou fazendo o seguinte comentário: "Sabe como educo meus filhos? Vendo o programa e o que é apresentado sobre Educação (do livro Educar é Ensinar a Viver)”. Inclusive mostrou-lhe um caderno em que ela copiava o que ouvia. Este depoimento foi excelente para motivar ainda mais o grupo a conhecer profundamente a proposta e desta maneira também motivar amigos para conhecerem o mesmo.
A reunião foi em roda de leitura e consulta, e todos puderam expor opiniões, reforçar os conteúdos, dar depoimentos do que já utilizam e vitalizar outros conteúdos.
O tema de Introdução foi a do próprio livro que enfatiza o PAPEL DO PAI na educação das crianças, sem deixar de valorizar a importância da MÃE- como primeira educadora, mas quebrando o mito de que este campo é de responsabilidade apenas da mãe ou de mulheres.
O grupo que já fez o curso em seu lar, colaborou bastante com suas observações e a maioria que não conhecia o livro e seu conteúdo, agora sente-se mais seguro em aplicar algo que ajude a melhorar a educação das crianças pela família e também em divulgar o mesmo a amigas e ou amigos .
O segundo momento foi sobre a importância das orações, sejam quais forem, no cotidiano da vida humana: os PAIS E/OU MÃES orando sozinhos, orando com os filhos, oração na gestação, na amamentação, a importância de memorizar orações, entaor as mesmas em voz alta, mesmo sem as crianças, pois as crianças mesmo de longe escutando em vários momentos textos e mensagens de força, amor, fé e coragem, irão memorizando de maneira doce e sem pressão dos pais. Neste momento um pai (sr. Henrique) relatou que faz esta metodologia livremente em seu lar e vê que isto é o que faz com que seus filhos, uma menina de 4 anos e um menino de 8 anos, adorem fazer orações com seus pais, com os amigos, e já sabem muitas orações memorizadas.
Durante a conversa com os participantes, as crianças presentes tiveram ações educativas em outra sala, coordenadas por uma monitora. Atividade esta que já acontece todos os domingos e todas as crianças dos participantes vindos pela primeira vez poderão ter acesso às atividades.
Este evento foi divulgado pelos jornais da cidade, emissoras de TV e Rádio, Blogs e outros meios eletrônicos de divulgação a quem dedicamos nossos sinceros agradecimentos.
Educar crianças ensinando-lhes a viver: com esperança, Fé, dignidade, respeito, tolerância, compaixão, honestidade e muito mais, em sua família: uma estratégia para melhorar a própria família, a sociedade e o mundo, diminuir a violência familiar, escolar, social, a drogadição e criar seres dedicados ao bem estar de todos. Uma educação voltada para os Valores Humanos!
O próximo Tema de "Conversando sobre Educação de Crianças será :
"O que é Educação Material?"
Domingo dia 12 de fevereiro,10.30 horas, na Sede Bahái, Rua Amintas de Barros 119 próximo ao Zerão,atrás do Iate Clube
Em tempo:
O segundo encontro "Conversando sobre Educação de Crianças" será no próximo domingo, 12/02 das 10h30 às 11h30, na Sede da Comunidade Bahá’í de Londrina (R. Aminthas de Barros, 119) e todos são bem-vindos, não dependendo de terem participado ou não do primeiro encontro.
O tema será “Educação Material das Crianças”
Interessados podem entrar em contato pelo e-mail: ael.londrina@bahai.org.br
Comunidade Bahái de Londrina
Interessados em apenas adquirir o livro podem acessar o site da Editora Bahá’í do Brasil: www.editorabahaibrasil.org.br


***********************************************************************************************************************************************************************






Postagem em Posterous e no Blog- Ternura de Deus.
Sônia


http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai


atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .