sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

[Comunidade Bahá'í do Brasil] Ayyam-i-Há: dias de desprendimento e caridade

[Comunidade Bahá'í do Brasil] Ayyam-i-Há: dias de desprendimento e caridadehttp://mulher-igualdade.blogspot.com/2012/02/comunidade-bahai-brasil-ayyam-i-ha.html:
K3476407

----- Mensagem encaminhada -----
De: Assessoria de Comunicação - Comunidade Bahá'í do Brasil <ascom@bahai.org.br>
Para:
Enviadas: Sexta-feira, 24 de Fevereiro de 2012 22:44
Assunto: [Comunidade Bahá'í do Brasil] Ayyam-i-Há: dias de desprendimento e caridade




Ayyam-i-Há: dias de desprendimento e caridade
A partir de 25 de fevereiro, bahá'ís de todo o mundo celebram os Dias Intercalares.


O período do Ayyam-i-Há começa com o pôr-do-sol do dia 25 de fevereiro e se extende até o anoitecer de 1º de março, quando tem início o mês bahá'í Sublimidade (Aláh) – o último do calendário bahá'í. Consiste em cinco ou seis dias1 durante os quais os bahá'ís de todo o mundo são estimulados a se dedicar ao próximo, conscientemente se desprendendo de seus desejos individuais e preparando-se para a realização do jejum.
O termo “Ayyam-i-Há” significa, literalmente, “os dias de Há”. Por sua vez, “há” é uma letra do alfabeto árabe que corresponde à letra H do nosso alfabeto. Tanto Bahá’u’llah como o Báb mantiveram a tradição árabe de designar valores numéricos às letras do alfabeto. Assim, a letra há equivale ao número cinco – que corresponde ao número máximo de dias intercalares. Além disso, segundo a tradição islâmica, a letra há simboliza a unicidade e a essência de Deus – e por isso caracteriza um período de expressão dos atributos divinos da bondade, do desprendimento, da generosidade e tantos outros.
Numa carta escrita em nome de Shoghi Effendi, explica-se que “os dias intercalares são especialmente reservados à hospitalidade, ao oferecimento de presentes, etc.”. Bahá'u'lláh instruiu Seus seguidores a devotarem esses dias a festividades, regozijo e caridade.
Em cada lugar do mundo, os bahá'ís aproveitam essa época especial para reunir seus amigos e familiares para trocar presentes, realizar conversas significativas, fazer visitas a asilos ou creches e outros tipos de ações relacionadas. “O mais importante nestes dias”, afirma a jovem Laila Jbeili, de Belo Horizonte (MG) “é mostrarmos um amor especial, bondade, generosidade e hospitalidade a nossos amigos, familiares e particularmente aos pobres e enfermos”.
Laila conta que a comunidade bahá'í de Belo Horizonte decidiu organizar um festival de tortas na sede local como uma forma de promover a confraternização dos amigos. O evento ocorrerá no dia 26 de fevereiro. “Eu soube também que os amigos de Salvador (BA) farão uma reunião especial de estudos e confraternização nessa mesma data, e os de São Sebastião (DF) vão fazer uma festa para todo o agrupamento Falcão Real2”, informa ela.

Para saber sobre as celebrações de Ayyám-i-Há em sua cidade, entre em contato com a comunidade bahá'í mais próxima ou escreva para
****************************************************************************************
Vídeo com participação de ciranças em uma atividade de Ayyam-i-Há em outro país ( You-Tube)

.
1 Nos anos bissextos, o período do Ayyám-i-Há compreende cinco dias, em vez dos quatro dias dos anos regulares. Somados aos 19 dias de cada um dos 19 meses bahá'ís, chega-se a um total de 365 (ou 366) dias – o equivalente a um ano solar.
2 O agrupamento Falcão Real compreende todas as cidades e regiões administrativas do Distrito Federal.


*******************************************************************************************************************************
COMUNIDADE BAHAI DE LONDRINA JÁ DANDO INCIO AS ATIVIDADES NO DOMINGO, DIA 26 DE FEVEREIRO NA SEDE BAHÁI E O CONVITE E PROGRAMAÇÃO JÁ PUBLICADO E ENVIADO PELA SECRETARIA DA AEL DE LONDRINA - pr.
.MAIS INFORMAÇÕES PELO E-MAIL: ael.londrina@bahai.org
SÔNIA - POSTAGEM EM POSTEROUS E NOS BLOGS.
http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/
Blog-Tribuna Escrita

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .