quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O bairro português de Malaca

O bairro português de Malaca:
No Bairro Português de Malaca uma comunidade de cerca de 3000 luso-descendentes tenta manter vivas as suas cultura e tradições. Há ranchos folclóricos e uma comida que mantém traços da trazida pelos homens de Afonso de Albuquerque em 1511. E há o crioulo a que os locais chamam português antigo.
Esta gente tinha como principal actividade a pesca, mas foi-se convertendo à restauração e ao comércio, uma vez que o bairro português é uma das atrações da cidade. Aqui encontramos o restaurante Lisboa e o peixe cozinhado à portuguesa. Pelo menos é como se faz anunciar, que a receita é mais parecida com um caril do que com um bom peixe assado (desculpem-me o adjetivo, mas depois de quatro meses de viagem são já muitas as saudades da cozinha tradicional portuguesa).
Os cristang falam crioulo, ou - como gostam de afirmar - português antigo. E quando conversam entre si é impossível perceber uma palavra. Mas quando o fazem devagar entendemo-nos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .