sábado, 9 de fevereiro de 2013

Em Malaca-de Jormontez

Em Malaca:
Malaca é um nome mítico na história da aventura portuguesa no Oriente. Afonso de Albuquerque aqui chegou em 1511 há frente de um corpo expedicionário de 1200 homens com o objetivo de controlar as rotas comerciais entre o Índico e o Pacífico.
Conseguiu tomar a cidade mas ao invés de controlar o comércio, a presença portuguesa levou a que outras cidades ganhassem maior protagonismo. Os portugueses mantiveram-se na cidade até em 1641 serem escorraçados pelos holandeses.
Da presença portuguesa há poucos vestígios na cidade que é Património da Humanidade desde 2008. Apenas as ruínas da igreja de São Paulo e uma das portas da fortaleza que os homens de Albuquerque erigiram. A porta de Santiago é localmente conhecida por A Famosa e é um dos ex-libris da cidade.
Mais duradora foram as palavras portuguesas absorvidas pela língua malaia. Dizer que alguém é do “campo” equivale a afirmar que essa mesma pessoa é saloia; e skola é a palavra malaia para escola.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .