sexta-feira, 28 de junho de 2013

Juanita de Hernandez-"Educar é Ensinar a Viver~- importancia da Educação Humana

Juanita de Hernandez-"Educar é Ensinar a Viver~- importancia da Educação Humana:




 "Educar é Ensinar a Viver"

  Gosto  bastante desta expressáo, que é o Titulo do Livro da Pedagoga Juanita de Hernandez. Membro da Comunidade Bahái do Equador há muitos anos.

Pois a mera aquisição de conhecimentos sem sua aplicabilidade na vida, não tem este poder, e nem sáo apenas os conhecimentos ligados a erudiçáo e intelectualidade,  que garantiráo ou tornaráo as crianças  preparadas para gerirem suas vidas com alegria, entuisasmo, auto-confiança, independencia.. Este livro aborda de maneira simples e sucinta várias áreas da Educação: material, humana e espiritual..
O Texto ou conteúdo que escolhi hoje refere-se à Educação Humana:



O conselho refere-se à que tipo de Estudos devemos estimular às crianças?


  A autora é inspirada por este Texto de Abdúl-Bahá: 
'' Ensinai-as a dedicarem suas vidas a assuntos de grande importncia e inspirai-as a empreenderem estudos que beneficiem a humanidade."
( Educa;cão Bahá"i >u uma Compilaçáo, pag. 473

Agora, a autora recomenda que: 
-Eduqe seus filhos.Sejam meninos ou meninas devem aprender a ler , a escrever e também um ofício, uma arte ou uma profiss;ao, com o qual possam ganhar seu sustento.


Se vocés não tem recursos econômicos suficientes para educar todos os seus filhos, devem dar preferencia as meninas, porque elas seráo as modeladoras da próxima geração.
Mostrem interesse nos estudos dos seus filhos, pergunte-lhes sobre suas tarefas e dêem-lhes tempo para fazê-los em casa. Se eles não entenderem alguma coisa, consigam tempo para ajudar-lhes ou procurem outra pessoa que lhes possa explicar.= 
Pag, do lIvro - 31
**************************************************************************************************
Educar e valorizar a educa;çao das meninas, tem sido um desafio até hoje,já que ainda vemos o trabalho escravo infantil doméstico  explorando as meninas.
Participação dos pais em ajudar e motivar crianças no aprendizado, nos deveres, um desafio constante. Com a urbanização, lares apenas com mães que trabalham fora o dia inteiro  tem sido dificl garantir este suporte.Pedir ajuda a um amigo, amiga, parente, vizinhos, outro colegas mais adiantados, que sejam  de confiança, uma alternativa, já que ão temos escolas de período integral suficientes . e nem todos podem pagar professores para apoio.
  Texto da autora, mostra o valor da educação humana e o quanto a familia, a sociedade e os próprios professores ,devem prestar atençáo e valorizar este aspecto , e náo estimular apenas o interesse por carreiras que tem propósitos de garantir muito  status social ou obter sucesso material.
Desde criança, decidi que queria ser Enfermeira, uma carreira na época  vista apenas como algo de missionária, com vários estigmas, algo que não traria realizações .  Mas era aquilo que eu acreditava, contribuiu bastante na minha visáo humanistica, fiz vcurso e me realizei em todos os aspetos.

Interessados podem adquirir este Livro no site da Editora Bahai do Brasil:
                  www.editorabahaibrasil.com.br

SimplesmenteSonia Maria


Blog-Ternura de Deus
http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai


Blog-Ternura de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .