sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Sequência didática: Os alimentos têm história-Blog -Espaço da Criança

Sequência didática: Os alimentos têm história:  Blog-ESPAÇO DA CRIANÇA




Sequência didática – Os Alimentos Têm História





1ª aula -


Apresentação do tema: Falar o nome do projeto e questionar sobre o que esperam aprender com este título.

Apresentação do Slide com:

Alimentação no útero materno; Amamentação; Papinha e mamadeira; Comida sólida;

Água, o líquido mais importante para o corpo;

Importância dos exercícios físicos para o corpo.

2ª aula

O que eu gosto de comer? (registro em folha sulfite)

O que eu não gosto de comer?

Fazer um cartaz com alimentos que a turma gosta e não gosta.

Apresentação: Conhecendo os alimentos com o senhor Banana (ver no youtube).

Hora do conto: Por que não podemos comer só batata frita – de Francoise Faugerion

3ª Aula:

Gráfico do alimento (salgado) preferido da turma.

Música fome come - Palavra Cantada

Conversar sobre a falta de alimentos em alguns lugares e famílias e o desperdício, estimulando a criança a servir pouco e comer tudo.

4ª Aula: Gráfico do alimento (doce) preferido da turma.

5ª aula: Gráfico da fruta preferida da turma.

Hora do conto: Amanda no país das vitaminas.

Comparação entre alimentos que comemos e alimentos que devemos comer.

Música: Salada de frutas - Xuxa

6ª aula: Degustação dos alimentos preferidos: Vendar os olhos das crianças, para que experimentem os alimentos e tentem descobrir qual alimento estão provando.

7ª aula: Piquenique: Realizar um piquenique para que as crianças compartilhem alimentos vindos de casa, estimular que experimentem aqueles que não provariam normalmente.

8ª aula: A alimentação na pré história:

Como nossos ancestrais se alimentavam?

Sabiam plantar?

Pescavam e caçavam?

Que alimentos utilizavam?

O que nos ensinaram?

Vídeo: Doki descobre - A família dos alimentos

Música Come que a mamãe fica contente – Eliana

9ª Aula: A influência indígena e Africana em nossa culinária:

A Lenda do milho

A lenda da Mandioca

A história de Pindorama (usar a música Pindorama do grupo palavra Cantada)

Registro: Milho de papel crepom

10ª Aula : História do Visconde de Sabugoza, o milho mais famoso

Música - Visconde de Sabugoza - Sítio do Pica Pau amarelo

11ª Aula: Alimentos de origem animal - alimentos de origem vegetal

Quais alimentos são oferecidos pelos animais?

Quais aqueles provenientes da natureza?

Vídeo: Ordenha de uma vaca e fabricação de leite

Culinária: Iogurte de morango

12ª Aula: Vídeo: Apicultura - Criação de abelha e fabricação de mel

degustação: Mel in natura

Hora do conto: A galinha Ruiva

Apresentar a criança uma galinha, deixar que toquem, peguem no colo e acariciem.

Mostrar os ovos.

Trigo: Mostrar as crianças o trigo, que faz a farinha, deixar que toquem, sintam a textura e depois vejam a farinha após o processo.

culinária: Pão Caseiro

13ª Aula: Alimentos de origem Vegetal:

Parte 1: Hora do conto: Saladinha de queixas – Tatiana Belinky

Culinária: Salada de frutas

conversar sobre vitaminas e sais minerais, presente nas frutas.

Legumes e verduras:

Definir o conceito de legume e verdura

Parte 2: Hora do conto: O Sanduíche da Maricota

Falar sobre o que gostamos e o que devemos comer, para manter nosso corpo saudável.

14ª Aula: A água como bebida fundamental para a manutenção do organismo.

Listar a utilidade da água

Conversar sobre os benefícios da água para o corpo.

Ressaltar os benefícios da água para o crescimento e sobrevivência das pessoas, animais e plantas.

15ª Aula: Mercadinho

Montar um mercadinho com embalagens enviadas de casa;

Neste momento as crianças aprendem a importância da leitura de rótulos,

exercitam noções matemáticas

16ª Aula: Pirâmide alimentar

Conversar sobre a pirâmide alimentar;

Construir a pirâmide usando rótulos de alimentos

destacar a importância da higiene dos alimentos;

17ª Aula: Digestão

Alguns alimentos começam seu processo de digestão ainda na boca, conversar com as crianças, mostrar imagens.

Falar sobre a importância da escovação e cuidados com os dentes.

Construir o “bocarrão” – boneco de prato de papelão e pipoca.

18ª Aula: Usar o molde do corpo de uma das crianças para construir um boneco em papel pardo, construir com sucata os órgãos internos, de forma a mostrar o funcionamento do corpo durante a digestão.

19ª Aula: Classificar alimentos - Reguladores, construtores, energéticos e energéticos extras, através de fichas de classificação.

20ª Aula: Aprender sobre o processo de cultivo de alimentos de origem vegetal:

Plantio, cuidados e colheita.

Montar uma mini horta com garrafa Pet

21ª Aula: Feirinha

Pedir que cada família envie uma determinada fruta, é importante determinar quem traz o quê, para garantir a diversidade de sabores e texturas.

Na rodinha, permitir que sintam a textura, o aroma e observem a forma e tamanho de cada fruta.

Fazer questionamentos como: Que fruta é verde por fora e vermelha por dentro?

Qual fruta seguramos com apenas uma mão?

Qual pesa mais e qual pesa menos?

Qual a maior e qual a menor?

Montar a feirinha na salinha e distribuir cédulas de brinquedos para que comprem a sua fruta preferida. Como possuem apenas 4 anos, as cédulas serão todas de um.

Guardar as frutas, para preparar na próxima aula.

22ª Aula Salada de Frutas

Colocar as frutas na mesa e solicitar que arranjem critérios de classificação para que as frutas fiquem organizadas em apenas dois grupos.

Abrir e deixar que degustem a vontade, depois distribuir faquinhas plásticas para que cortem e preparem uma salada de fruta.

Um bom critério de classificação são as sementes, algumas ficam escondidas dentro da fruta, outra do lado de fora (como caju e morango).

Vídeo: Cocoricó – Morango de Pertinho

23ª Aula : Mural das Sementes

A planta tem um ciclo de vida que começa na semente.

Depois de degustar as frutas da salada de frutas, guarde e seque as sementes, prepare alguns saquinhos e coloque em um mural para que observem tamanhos e formas.

Qual é maior? Qual é menor?

Qual pesa mais? Qual pesa menos?

24ª Aula: Caderno de receitas.

Eu comeria um milhão de vezes...

Cada família envia uma receita que use o milho como ingrediente, as crianças irão montar, pintar e colar no caderno de receitas que irá para casa ao término do Projeto.

25ª Aula:

Tintas e remédios produzidos com alimentos.

Potes Olfativos:

Cada criança irá trazer uma erva ou um tempero, para fazer o pote olfativo.

26ª Aula: Releitura da Obra de Giuseppe Arcimboldo

Falar sobre o artista

Mostrar suas obras

Utilizar panfletos de supermercado, para fazer a releitura da obra.



O Projeto será ainda maior, está previsto para durar até o final do ano, em breve, postarei as atividades e imagens que eu for fazendo com a turminha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .