quarta-feira, 3 de agosto de 2011

TEXTO DAS ESCRITURAS SAGRADAS BAHÁIS SOBRE A MULHER


"Uma das Potencialidades ocultas no reino  da humanidade era a potencialidade ou capacidade feminina.
Através dos fulgentes raios da iluminação divina, a capacidade da mulher despertou e se manifestou de tal modo nesta época que a igualdade do homem e da mulher é um fato consumado.
Neste dia, o homem deve investigar a realidade com imparcialidade e sem preconceito para atingir o verdadeiro conhecimento e conclusão.
O que afinal, constitui a desigualdade entre o homem e a mulher?
Ambos são humanos.
Cada um é o complemento de outro nas capacidades e funções.
Quand muito, o que acontece é que as mulheres foram negadas as oportunidades que o homemmm desfrutou por longo tempo, especialmente o privilégio da educação.
A verdade é que TODOS OS MEMBROS DA HUMANIDADE são, as criaturas e servos de um só Deus e, a Seus olhos, todos são humanos.
Homem é u termo gen´perico aplicado a toda humanidade. A declarção bíblica " Façamos o homem à nossa imagem e como nossa semelhança", não significa que a mulher n]ao foi criada.
A imagem e semelhança de Deus se aplica igualmente a ela. Nas línguas persa e árabe há duas palavras distintas que em inglês são traduzidas como homem e mulher: uma designa o homem e a mulher coletivamente; a   outra  distingue o homem como macho e a mulher como fêmea.
A primeira palavra e seu pronome são genéricos, coletivos; a outra se retringe ao macho. O mesmo acontece no hebraico.
Aceitar e observar uma distinção que Deus não tencionou na criação é ignorância e superstição.
È minha esperança que a bandeira da igualdade possa ser erguida em todos os cincos continentes onde por enquanto isto não está plenamente reconhecido e estabelecido.
Neste esclarecido mundo ocidental a mulher avançou de modo imensurável em relação à mulher oriental.
E que fique dito mais uma vez que, ATÉ QUE A MULHER E O HOMEM RECONHEÇAM A IGUALDADE E A TORNEM  REALIDADE,  O PROGRESSO SOCIAL E POLÍTICO, será IMPOSSÍVEL aqui ou em qualquer outro lugar.
Pois o mundo da humanidade consiste em duas partes ou membros: um é a mulher e outro, o homem.Enquanto os dois membros não estiverem igualmente fortes, a unicidade da humanidade não pode ser estabelecida, e a alegria e felicidade do gênero humano não se tornarão realidade.
Se Deus quiser assim será"

 "Promulgação da Paz Universal,  pp. 89-92



Como aplicar este principio ?

" Nas Comunidades Bahái's segue a seguinte orientação da Casa Universal de Justiça:

"O princípio da igualdade entre homens e mulheres, tal como os outros princípios da Fé Bahá'i, pode ser efetiva e universalmente estabelecido entre os amigos quando é realizado em conjunto com os outros aspectos da vida bahá'i.
Mudança num processo evolucionário requer paciência consigo mesmo e com os outros, amorosa educação e com a passagem do tempo, assim que os crentes aprofundem seus conhecimentos nos princípios da Fé, gradualmente descartarão as atitudes mantidas por longo tempo, nas tradições e progressivamente alinharão suas vidas nos ensinamentos unificadores da Causa. " - 25 de julho de 1984, a um bahá'i








Extraído do Livro  "MULHER"
  Seleção dos Escritos Bahái's - Uma Compilação preparada pelo Departamento de Pesquisa da Casa Universal de Justiça;
Publicado pela Editora Bahái do Brasil 2006
Título original em Inglês. " Woman"

Um bom dia, Sônia

O Livro "Mulher" -Seleção dos Escritos Bahá'is " pode ser comprado on-line:  www.editorabahaibrasil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .