Justificativa:
Hoje em dia, percebemos que a vida das crianças é em apartamento ou condomínio fechado, onde nem sempre a natureza fica em evidência, é preciso trabalhar e valorizar o meio ambiente e sua diversidade. Os animais dividem o espaço com o homem, sendo assim, é preciso trabalhar noções de respeito e cuidados com a natureza, incentivando a preservação da fauna e flora. A turma sempre manifestou interesse e curiosidade por tudo na vida animal, começando pela escolha do nome do grupo e passando pelas brincadeiras e jogos de imitação, onde costumam fazer de conta que são este ou aquele animal, reproduzindo sons e imitando algumas características que conhecem.
A partir de observação das manifestações e interesses do grupo, as professoras irão abordar este tema, contribuindo para a ampliação do conhecimento das crianças.
Objetivos Gerais e Específicos :
• Definir de diversos animais e suas principais características;
• Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
• Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.
• Saber identificar animais domésticos e selvagens, aquáticos - terrestres e aéreos, e também o habitat dos animais.
• Enriquecer o vocabulário através de contos, poesias, histórias e músicas da sala de aula.
• Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
• Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.
Áreas de conhecimentos:
Linguagem oral e escrita
• Aprender a escutar e esperar sua vez de falar;
• Pesquisa junto aos pais sobre aa características do animal escolhido para depois contar aos colegas;
Arte e movimento
• Explorar diferentes formas e texturas;
• Aprimorar a motricidade ampla e fina;
Natureza e sociedade
• Perceber-se como parte fundamental na natureza, sendo capaz de transformá-la, mas tendo o dever de preservá-la.
Tempo de duração do Projeto:
As crianças escolherão animais que gostariam de conhecer, será feito uma breve discussão levantando os seguintes aspectos, o que sabemos deste animal e o que ainda desejamos saber. Após, os animais serão classificados (domésticos, selvagens, marinhos etc). Será trabalhado um animal a cada semana, o tempo de duração será de acordo com o número total de animais escolhidos.
Procedimentos:
• Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
• Selecionar alguns tipos de animais para construções com sucata;
• Classificar animais;
• Desenvolver atividades lúdicas;
• Elaborar cartazes, álbuns, painéis e outros recursos;
Recursos Utilizados:
• Brincadeiras e Jogos;
• Desenhos e Pinturas;
• Construção de animais com sucatas e outros materiais;
• Músicas e Poesias;
• Dobraduras;
• Teatro (fantoches e dedoches).
Atividades a serem realizadas:
• Sondagem dos conhecimentos prévios das crianças
• O que sabemos e o que queremos saber;
• Mural coletivo, registrando as ideias;
• Classificação dos animais escolhidos em domésticos e selvagens;
• Construções com sucatas;
• Pesquisa com a família;
Metodologia
• Hora do conto;
• Pesquisa da sua história de vida junto a família;
• Rodas de Conversa;
• Atividades gráficas, artísticas e motoras;
• Construção com sucata;
• Desenho Infantil livre e dirigido;
• Colagem;
• Músicas;
• Brincadeiras;
• Dobraduras.
Avaliação:
• Interesse e motivação com as atividades propostas, bem como nas histórias, cantigas , os jogos e brincadeiras;
• Preocupar-se com a preservação da natureza;
• Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
• Identificar como vivem os animais.
Culminância do Projeto:
• Construção de animais com sucata, para expor.
Sacos de TNT para guardar travesseiro e lençol.
Árvore com sucata, para apresentar o que aprendemos sobre os bichinhos de jardim escolhidos pelo grupo.
Máscaras de leão, feitas com prato de papelão.
Envelopes para guardar as atividades realizadas durante o projeto.
Bichinhos para decorar a porta da sala de aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .