domingo, 18 de março de 2012

O Hábito da Leitura (E outros hábitos saudáveis)

O Hábito da Leitura (E outros hábitos saudáveis):



Coloque-sediante de uma criança ou adolescente algumas opções de lazer, dentre outras:
Computador(com internet, é claro),
Veículomotorizado (carro, moto),
Filmena TV,
Balada,ou uma festa qualquer,
Leiturade livros,
Provavelmente,em escolha espontânea, a leitura de livros (mesmo na internet) perderá quasesempre para outras opções.
Assimcomo se oferece ao mesmo publico um cardápio variado de alimentos como:sorvetes, bebidas (alcoólicas ou não), doces, bolos, sanduíches, carnes ousaladas de legumes e verduras, os mais saudáveis não serão escolhidos, via deregra, de forma natural.
Algumascoisas na vida nos seduzem espontaneamente, pelo prazer que proporcionam, jáoutras tem que nos ser induzidas, até que o habito seja incorporado em nossasrotinas.
Nãodevemos nos tornar monges em busca da perfeição e do conhecimento supremo,forçando nossa natureza de maneira intransigente, na busca de hábitossaudáveis.
Afinala vida é para ser vivida, e não levada sob o peso apenas das obrigações e documprimento de nossos deveres.
Nemtanto ao céu, nem tanto a terra. Tudo na vida tem seu valor e o que aprendemosno dia a dia, na internet, na TV, no clube, nas baladas, nos passeios, compõemcom o que aprendemos na escola, a bagagem que nos servirá ao longo da jornadade evolução e aprendizado.
Umcardápio pobre de opões limita e restringe o desenvolvimento de nossos talentose habilidades inatas, assim como restringe a grande experiência que a vida nosoferece e cobra.
Comoinduzimos nossas crianças na conquista de bons hábitos alimentares, favorecendosuas estruturas biológicas e orgânicas, para que dêem o melhor de si e sejammais felizes, não podemos deixar por conta deles também, as escolhas doaprendizado e do desenvolvimento pessoal.
Muitospais crêem que devem deixar que seus filhos façam suas escolhas desde cedo, eque se aprende tanto lendo na Internet, quanto num livro de papel, ou nume-book.
Umhábito se consolida até certa idade, depois disso será mais difícil, (mas nãoimpossível) induzi-lo em qualquer pessoa, (adolescente ou adulto).
AInternet se constitui numa poderosa ferramenta de estudo e pesquisas, mas pelasdistrações e facilidades que oferece, não pode ser disponibilizada semorientação a crianças e jovens sem disciplina.
Doponto de vista do desenvolvimento e da maturidade neurolinguistica nadasubstitui uma boa e saudável leitura, e a plataforma que se usa é menosimportante que o conteúdo e a continuidade.
Crianças ou adolescentes podem seracompanhados com atenção para que não cedam as tentações e distrações, e atéque criem o habito e a disciplina para se conduzirem em seu auto-aprendizado.
Educarnão é torcer o pepino, mas adubá-lo e alimentá-lo com insumos que permitam oseu pleno aflorar e desenvolvimento.
Deixardesde cedo que cada qual escolha o quer comer, beber, ler ou assistir, com oargumento de que é bom para o caráter e para a personalidade do aprendiz, é seomitir do papel de educador e contribuir para formação de cidadãos obesos e flácidos,tanto no corpo quanto na mente.
Comoseres holísticos, devemos buscar em “mens sana in corpore sano”, os instrumentosde integridade e autonomia na conquista de nossos sonhos e objetivos, e parapodermos, ao fim da jornada afirmar a nós mesmo: “Vivi plenamente e tudo valeua pena”.


JoãoDrummond

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Visitem o Blog -Amigo das Letras. Divulgando artigos e noticias excelentes sobre literatura, estimulo a leitura , eventos literários, Escritor ,dedicado a melhorar o nível de conhecimento,e a sermos cultos....
Uma grande façanha, num mundo mais voltado a tecnologia do que ao conhecimento.Bom para todos e em especial para pais e ma~es. SõniaDviulgando "O Hábito de Leitura" - João Drumondno Blog-ternura de Deus


atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .