sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aberta ao público exposição “Israel e a Fé Bahá'í” no Iguatemi de Brasília

Aberta ao público exposição “Israel e a Fé Bahá'í” no Iguatemi de Brasília:
Aberta ao público exposição “Israel e a Fé Bahá'í” no Iguatemi de Brasília

Mostra fotográfica introduz a beleza física dos lugares sagrados e princípios bahá'ís




Foi inaugurada ontem (19) no Shopping Iguatemi de Brasília a exposição “Israel e a Fé Bahá'í: Imagens de uma Comunidade Global”, trazendo as cores traços e paisagens deslumbrantes do território israelense, em contraste aos ensinamentos da religião bahá’í. Cerca de 50 pessoas participaram da inauguração, entre elas Rafael Eldad, Embaixador de Israel; Carlos Alberto Silva, Secretário Geral da Comunidade Bahá’í do Brasil; Lisa Perskie, Diretora Executiva da Escola das Nações; o Secretário Juan Barato, representante da Embaixada da Argentina e o Secretário Lucas Pinheiro, representante da Divisão de Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores.
O público brasiliense tem até o dia 14 de maio para conferir a exibição fotográfica de trinta painéis na área internacional do Shopping, localizada no 1º piso. “Estamos muito felizes de trazer à Capital Federal brasileira a beleza do meu país de origem mesclada com os conceitos espirituais de pura unidade da religião bahá'í”, disse o Embaixador de Israel, que é seguidor da doutrina judaica. “Certamente, todos os visitantes se encantarão com toda a exuberância da Fé Bahá'í e ficarão fascinados em conhecer de perto uma comunidade global que prega a unidade entre os povos”, declarou ele.
O Secretário Geral da Comunidade Bahá'í do Brasil, Carlos Alberto Silva destacou o momento histórico da ocasião. “As imagens que estão retratadas aqui trazem pessoas que dedicam suas vidas à melhora da sociedade”, disse ele. “São indivíduos e famílias de várias partes do mundo que foram acolhidas pelo Estado de Israel para servir nos Lugares Sagrados bahá'ís”. Ele lembrou ainda que “Israel tem uma ligação especial com todas as grandes religiões. Judeus, cristãos, muçulmanos, bahá'ís e várias minorias religiosas dividem espaço no território israelense, a Terra Prometida, a Canaã, a Terra Santa”.
Andressa Pinesi, da região do ABC Paulista (SP), é uma das bahá'ís brasileiras que optaram por dedicar um período de serviço voluntário no Centro Mundial Bahá'í, em Israel. Ela trabalhou no departamento de limpeza entre os anos de 2009 e 2010. “O serviço em Israel é uma oportunidade de aprender ainda mais sobre o princípio da unidade na diversidade”, conta a futura engenheira de produção pela Universidade Federal do ABC Paulista, hoje com 22 anos. “Todos buscam viver em harmonia, unidos em ação e visão”, afirma.
Fiquei muito impressionada pela simplicidade, beleza e o conceito de design altamente criativo da exposição”, declarou a diretora executiva da Escola das Nações, Sra. Lisa Perskie. “Meus sinceros parabéns à Comunidade Bahá'í e à Embaixada Israelense pela excelência da mostra e do evento de abertura”, expressou ela.
O Embaixador Rafael Eldad declarou, em sua fala, sua alegria em poder compartilhar as imagens de seu país e dos lugares sagrados bahá'ís com o público brasiliense. “Essa exposição demonstra não apenas a beleza desses lugares e do trabalho dessas pessoas, mas tem também um alto grau de espiritualidade, um grande respeito por todas as religiões. É um privilégio para Israel ter em seu território o Centro Mundial Bahá'í”, afirmou ele
Ficou bastante claro na fala do Embaixador o apreço que ele tem pela Comunidade Bahá'í. Foi um reconhecimento público da universalidade dos conceitos bahá'ís”, emocionou-se Secretário Carlos Alberto.
Esse é apenas o início de um elo permanente entre a Comunidade Bahá'í e a Embaixada de Israel”, afirmou o Embaixador Rafael Eldad durante a abertura da exposição. 
Em sua fala, o Secretário Carlos Alberto Silva fez um convite a todos os presentes: “Esperamos que vocês apreciem, tragam seus amigos, seus familiares, suas crianças – não apenas para visitar essa exposição como uma expressão artística (que realmente é: uma obra de arte!), mas também para pensar nesses conceitos trazidos por Bahá'u'lláh há 169 anos, desde que Ele se manifestou trazendo ao mundo a Fé Bahá'í”.
As palavras de Bahá'u'lláh citadas por Carlos Alberto no encerramento da cerimônia remetem ao tema da exposição, que se refere “a imagens de uma comunidade global”:
Bem-aventurado e feliz é aquele que se levanta para promover os melhores interesses dos povos e raças da terra. Que não se vanglorie quem ama seu próprio país, mas sim, quem ama o mundo inteiro. A Terra é um só país, e os seres humanos, seus cidadãos.”
Para saber mais, acesse www.bahai.org.br.


http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .