domingo, 27 de novembro de 2011

Ioga reduz sintomas físicos e psicológicos da fibromialgia crônica

Ioga reduz sintomas físicos e psicológicos da fibromialgia crônica:

Prática regular ajuda a equilibrar níveis de cortisol, amenizando complicações



Um estudo realizado por pesquisadores da York University, no Canadá, revelou que a prática da ioga ajuda a reduzir os sintomas físicos e psicológicos da fibromialgia crônica em mulheres. A descoberta foi publicada no Journal of Pain Research.



A pesquisa foi baseada na alteração dos níveis de cortisol - hormônio produzido pela glândula supra-renal e liberado quando o indivíduo se encontra em uma situação de alto estresse - de 22 mulheres portadoras da fibromialgia. Estudos anteriores já haviam identificado níveis mais baixos desse hormônio em pessoas com a doença, o que contribuía com os sintomas de dor, fadiga e sensibilidade ao stress. Além disso, todos preencheram questionários relatando a intensidade de suas dores antes e depois da experiência.



Os resultados mostraram que os níveis de cortisol aumentaram após um programa de 75 minutos de hatha ioga, vertente mais tradicional, praticado duas vezes por semana durante oito semanas. Em uma pessoa normal, o pico do nível de cortisol se dá após 30 ou 40 minutos depois de acordar e vai diminuindo ao longo do dia até o momento de dormir. Já em pessoas com fibromialgia, o hormônio é liberado de forma desregulada.



Essa é a primeira análise que observou os efeitos da ioga nos nível de cortisol em mulheres com fibromialgia. A condição, que afeta predominantemente pessoas do sexo feminino, é caracterizada por dores crônicas e fadiga. Seus sintomas mais comuns são rigidez muscular, distúrbios do sono, desconfortos gastrointestinais, ansiedade e depressão.

Yoga pela Paz 2011

Em apoio ao projeto Yoga pela Paz, a rede de academias Cia Athletica preparou uma programação especial em todas as unidades do Brasil, com professores convidados, palestras, cardápio e até cenários indianos. Para saber horário, local e preço das atividades, visite o site http://www.ciaathletica.com.br/.




O encerramento oficial do evento acontece no dia 21 de agosto no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. No programa, estão previstos música e meditação coletiva, das 10h às 14 horas. Para mais informações: http://www.yogapelapaz.org/.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .