domingo, 25 de agosto de 2013

Educaçáo das meninas- Orientaçáo baseada nosTextos Baháís publicados no Lirvro "A Mulher"



Educação das Meninas - Orientação baseada nos Textos Bahá'is publicado no Livro "A Mulher"

Estamos vivenciando momentos difíceis em relação à Educação das Meninas no mundo. A drogadição, o aumento do alcoolismo em adolescentes e mulheres jovenss, o envolvimento das mesmas em parceria no consumo de drogas, o caminho para a  prostiutituiçáo, o aumento de violencia nas escolas também por meninas,,,.nos faz pensar que este assunto náo é apenas responsabilidade de governos, mas reflete um modo de vida de como as meninas estáo sendo inseridas na vida humana. 
Preparamos e educamos as meninas para enfrentarem todos estes desafios e ameaças? Ou negligenciamos e sub-estimamos  o poder da educação humana que as direcionem para novos padróes de conduta e comportamentos? Estáo as familias, pais, mães,educadores, representes organismos ligados as poiticas públicas em relação a mulher, realmente conscientes da necessidade de se dar um novo vigor na educaçao das mesmas.?
 Porque estamos valorizando apenas a mesmas? 
 Porque os Escritos Bahá'is  priorizaam esta questäo?
No Livro "  A Mulher"- Seleção dos Escrtos Bahá'is.
Uma compilação preparada pelo Departamento de pesquisa da Casa Universal de Justiça, no Capítulo II - O  Papel da Educação no Progresso da Mulher-pag. 32, encontramos uma Mensagem dirigida a uma mulher bahái por Abdú'l-Bahá, no 'seeculo XX,  onde encontramos a seguinte orientação:

"......Aquilo que foi  previamente escrito continua válido e verdadeiro.
Não haverá nenhum progresso a não ser que AS MENINAS cresçam em escolas e centros de aprendizado, a náo ser se ELAS forem ensinadas nas ciências e outros ramos do conhecimento, a náo ser que ELAS adquiram o conhecimento das várias artes que sejam necessárias e divinamente treinadas.
Pois dia virá, quando essas meninas se tornarão mães, e as mães sáo as PRIMEIRAS EDUCADORAS  das crianças, as que estabelecem virtudes na natureza interior da criança.
ELAS  encorajam  as crianças a adquirir perfeições e boe ser administrado e organizns modos, as alerta sobre qualidades que não sejam condizente e apropriadas e encoraja-as a expressar resolução, firmeza, paciência nas dificuldades, e avan;ar no elevado caminho do progresso..."

Também os meninos sáo educados desta maneira . mas náo devemos subestimar a importancia e o papel das mulheres na educação humana . Mulheres alcan;aram progresso em muitas frentes, principalmente no ocidente , porém apenas o avanço material, intelectual e profissional náo tem garantido forças que protejam as meninas , as adolescentes da onda de abusos, violencia, permissividade, manutençao do analfabetismo feminino,....que hoje ronda a vida das meninas.
Muitas mulheres tem dado alta prioridade a seu trabalho, em detrimento
 da educaçao humana das crianças. Mulheres devem trabalhar fora, mais ao mesmo tempo devem garantir esta educaçao no ambiente familiar com parceria dos pais, quando houver.
Sonia

Vídeo - Projeto Bahai de Educação de Crianças em Vanatu

Comunidades Bahá'is, onde Meninas e Meninos sáo considerados iguais, importantes,parceiros, companheiros,  sem distincão espiritual por causa do sexo, e onde as meninas sÀo consideradas seres NOBRES e de grande importãncia na construção de uma nova sociedade , na Promoção da Paz Internacional :
Diz Abdú'l-Bahá sobre o papel da Mulher na construção da Paz:
"....quando ELAS formarem uma massa de opinião pública consciente e esmagadora contra a guerra, náo poderá haver guerra... " pg. 6.
Estamos preparando e educando a MENINAS para esta grande tarefa?

O livro acima pode ser adqurido na Editora Bahai do Brasil
www.editorabahaibrasil.com.br

Boa-noite, Sonia

Simplesmene Sonia Maria
Atom


















ATOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .