sábado, 9 de julho de 2011

Projeto Bichinhos de Jardim - Parte II BORBOLETAS

Projeto Bichinhos de Jardim - Parte II BORBOLETAS: "
Tem uma frase do Mario Quintana que ele diz assim: “O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” Bom, se este era o segredo, o primeiro passo era deixar a nossa sala com carinha de lar de borboleta, montamos um cantinho verde, onde aprendemos sobre as flores e tudo o que elas precisam para sobreviver. Quando as lagartas vieram morar em nossos observatórios, já tinham um cantinho só delas.

Os potinhos estão em cima da mesa.PRIMEIRA PARTE - OVO DE BORBOLETA


Fomos passear no jardim com uma missão. Recolher folhas secas. A regra era esta: As folhas precisavam estar secas, podiam ser grandes, pequenas etc.

Cada criança poderia pegar quantas pudesse.

Na volta para a sala, colocamos as folhas na mesa, agora, era hora de comparar:



  1. Quais folhas se pareciam?


  2. Quais seriam da mesma árvore?


  3. Como poderíamos separar aquelas folhas em apenas dois grupo?


  4. Foram convidados a organizar da folha maior até a menor, depois o inverso.
    Depois de explorar, classificar e seriar, pegamos crepom para fazer algumas bolinhas que seriam os ovinhos, cada um escolheu a(s) folha(s) que mais gostou para ser o lar destes ovinhos. A regrinha para colar era no máximo 10 ovinhos por folha.

A LAGARTA - PARTE II


Fiz muitas bolinhas coloridas, novamente o objetivo era a classificação, elas variavam apenas em tamanho e cores, oferecendo duas possibilidades de agrupamento.

Após e exploração, fizemos uma colagem para formar a lagarta.

Faltou a foto do casulo. Feito com galho de árvore, lá e crepom. As crianças treinaram a motricidade fina ao massar o papel e enrolar o barbante.


A última parte foi uma atividade gráfica, onde as crianças usaram o carimbo das mãos, para dar forma a uma borboleta. Ficou um amor.


Depois das atividades completas as crianças trabalharam com ordenação, colocando em ordema linha do tempo da borboleta, que ficou assim:


Ganhamos uns rolos plásticos que seriam jogados fora, daí fizemos uma borboleta linda, espetamos em um palito de churrasco forrado para que a borboleta pudésse girar como se voasse.



Todo dia, a meninada chegava direto para conferir o que as lagartas estavam aprontando.

Elas comiam, comiam e comiam, depois de ficarem grandes e bem gordinhas, começaram a se pendurar e preparar o casulo. Coisa mais linda de ver.

Como o tempo aqui colaborou e nossa sala tem clima agradável, não demorou muito para elas começarem a sair do Casulo.

Assim que nasce, a asa da borboleta é frágil, ela não consegue voar e faz um esforço enorme. Fica algumas horas esperando a asinha secar. Neste tempo, eles ficaram olhando, aguardando e disputando um espaço para conseguir ver tudo de perto, nem lanchar eles não quiseram, para não perder nada.

Depois que ela começou o bater de asas e as primeiras tentativas de voar, levamos para o jardim, colocamos na árvore e aguardamos o momento de ela ganhar o mundo.



Trabalhei com a música 'Borboletinha'


Montei um teatro sobre o 'Nascimento da borboleta', onde as crianças dramatizaram todo o ciclo (ovo, lagarta, casulo e borboleta)

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