domingo, 13 de março de 2011

Uma Mulher com um amor que não podia esperar! Leonora Armstrong-Pioneira Bahai no Brasil em 1921


Quando em 1918, Abdu'l-Bahá veio ao Ocidente ,esteve nos  Estados Unidos da América , onde reralizou uma séri de palestras célebres , divulgando a Mensagem Bahái  em Igrejas, Sociedades Teosóficas ,  inumeras organizações Espirituais e filosóficas .Mas, muitas  reuniões foram  realizadas em residencias de novos baháis, especialmente do sexo feminino. Uma grande parte do publico era composto por mulheres:jornalistas, buscadoras espirituais,  intelectuais,eruditas etc. .Entre elas destaca-se Martha Root, a primeira Instrutora Bahái  ocidental, a visitar vários países no mundo, após este momento espirtual grandioso.
Na America do Sul , visitou o Brasil.

Esta postagem , não pretende agora , relatar a vida das Mulheres Bahai's Pioneiras , exceto sobre Leonora Armstrong e  mencionar  a relação da mesma com  Martha Root ,Instrutora Bahái Internacional e que esteve no Brasil, quando de sua vigem memorável a America do Sul e incluído Brasil., pois foi Martha Root que deu o nome de um sr. em Santos-SP, o Sr, Guido Gnochhi-(vejam no video.)

 Em 2011 , comemora-se  90 anos, da sua chegada ao país,  para  estabelecer a Comunidade Nacional.

O esforço e  firmeza de Mulheres Pioneiras Baháis,  que podem  ser construtoras de Comunidades Bahais no Mundo.


E foi assim, o começo da Jornada Heroica da querida Pioneira Leonora , uma jovem desconhecida ehegando em 1921 de navio ,no Porto do Rio de Janeiro, numa época onde mulheres ainda não tinham seus direitos assegurados, e não era comum esta ousada decisão.

Mas Leonora ttinha uma missão realmente especial.!


 Ela estava fortalecida espiritualmente .Lembrava as Palavras que Abdu'l-Bahá proferiu nos Estados
Unidos , aos novos crentes; para mobiliza-los a sairem como Pioneiros e Pioneiras através do mundo.


************************************************************************************


'Ah! Se eu pudesse viajar, ainda que fosse a pé, na mais completa pobreza, a essas regiões e clamar YA-BAHA'U''L-ABHÁ, nas cidades ,aldeias, montanhas,desertos, e oceanos, para  promover  o ensinamento  divino..

No entanto, isso não posso fazer.Quão imensamente deploro!
Queira Deus, voces possam conseguir "

.





 Sua vida, merece ser conhecida pelo povo brasileiro, sua vivência, experiência no Serviço a Causa Bahái ser fonte de estímulo e aprendizado para os bahais. .

 A Comunidade Bahái do Brasil , em Homenagem a sua Pioneira , produziu um video especial, orientou as comunidades locais a divulgarem o fato, e solicitou que acontecessem reunioes para amigos,  para novos crentes, em casa, em espaços publicos, em locais comunitários , em Sedes Bahái's.


Em Londrina, hoje às 9.30 teremos uma Reuniao Devocional, aberta ao público, organizada pela Assembléia Espiritual Local dos Baháis de Londrina, atendendo ao apêlo- com Orações especiais reveladas para Mulheres, Textos Baháis obre a Mulher a a igualdade e Leitura sobre a vida de Sr.a Leonora Armstrong: "Mãe Espiritual dos Baháis do Brasil"#
.
Com um significado espiritual : liderança de servitude  a Humanidade .




Bahá'u'lláh em uma  Epistola dirigida às Mulheres, diz:
"Ó Minha serva, Ó Minha folha !
Nós te designamos "uma folha" para que possas, assim como folhas, ser movidas pelo vento suave da Vontade de Deus ...-Bahá'u'lláh


Leonora Armstrong,foi uma folha vinda dos Estados Unidos. movida pelo "vento suave da Vontade de Deus ", para trazer a mensagem da Fé Bahai ao nosso Brasil.

Sejamos gratos a Bahá'u'lláh por sua vinda e divulguemos sua vida a muitas pessoas, especialmente as meninas e mulheres do Brasil.






UM LINDO DOMINGO, Sônia

Maiores informações sobre a Fé Bahái.no Brasil :


Literatura e lIvros sobre a Fé Bahá'i  e/ ou sobre  a vida de "Leonora Armstrong "


NOTA - PUBLICAREMOS A EPISTOLA:
"Ò Minha serva, ó minha folha, na integra numa outra página no Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que colaborem, contriibuam , incentivem idéias e promovam a igualdade e avanço das mulheres, e da igualdade .