domingo, 25 de agosto de 2013

Educaçáo das meninas- Orientaçáo baseada nosTextos Baháís publicados no Lirvro "A Mulher"



Educação das Meninas - Orientação baseada nos Textos Bahá'is publicado no Livro "A Mulher"

Estamos vivenciando momentos difíceis em relação à Educação das Meninas no mundo. A drogadição, o aumento do alcoolismo em adolescentes e mulheres jovenss, o envolvimento das mesmas em parceria no consumo de drogas, o caminho para a  prostiutituiçáo, o aumento de violencia nas escolas também por meninas,,,.nos faz pensar que este assunto náo é apenas responsabilidade de governos, mas reflete um modo de vida de como as meninas estáo sendo inseridas na vida humana. 
Preparamos e educamos as meninas para enfrentarem todos estes desafios e ameaças? Ou negligenciamos e sub-estimamos  o poder da educação humana que as direcionem para novos padróes de conduta e comportamentos? Estáo as familias, pais, mães,educadores, representes organismos ligados as poiticas públicas em relação a mulher, realmente conscientes da necessidade de se dar um novo vigor na educaçao das mesmas.?
 Porque estamos valorizando apenas a mesmas? 
 Porque os Escritos Bahá'is  priorizaam esta questäo?
No Livro "  A Mulher"- Seleção dos Escrtos Bahá'is.
Uma compilação preparada pelo Departamento de pesquisa da Casa Universal de Justiça, no Capítulo II - O  Papel da Educação no Progresso da Mulher-pag. 32, encontramos uma Mensagem dirigida a uma mulher bahái por Abdú'l-Bahá, no 'seeculo XX,  onde encontramos a seguinte orientação:

"......Aquilo que foi  previamente escrito continua válido e verdadeiro.
Não haverá nenhum progresso a não ser que AS MENINAS cresçam em escolas e centros de aprendizado, a náo ser se ELAS forem ensinadas nas ciências e outros ramos do conhecimento, a náo ser que ELAS adquiram o conhecimento das várias artes que sejam necessárias e divinamente treinadas.
Pois dia virá, quando essas meninas se tornarão mães, e as mães sáo as PRIMEIRAS EDUCADORAS  das crianças, as que estabelecem virtudes na natureza interior da criança.
ELAS  encorajam  as crianças a adquirir perfeições e boe ser administrado e organizns modos, as alerta sobre qualidades que não sejam condizente e apropriadas e encoraja-as a expressar resolução, firmeza, paciência nas dificuldades, e avan;ar no elevado caminho do progresso..."

Também os meninos sáo educados desta maneira . mas náo devemos subestimar a importancia e o papel das mulheres na educação humana . Mulheres alcan;aram progresso em muitas frentes, principalmente no ocidente , porém apenas o avanço material, intelectual e profissional náo tem garantido forças que protejam as meninas , as adolescentes da onda de abusos, violencia, permissividade, manutençao do analfabetismo feminino,....que hoje ronda a vida das meninas.
Muitas mulheres tem dado alta prioridade a seu trabalho, em detrimento
 da educaçao humana das crianças. Mulheres devem trabalhar fora, mais ao mesmo tempo devem garantir esta educaçao no ambiente familiar com parceria dos pais, quando houver.
Sonia

Vídeo - Projeto Bahai de Educação de Crianças em Vanatu

Comunidades Bahá'is, onde Meninas e Meninos sáo considerados iguais, importantes,parceiros, companheiros,  sem distincão espiritual por causa do sexo, e onde as meninas sÀo consideradas seres NOBRES e de grande importãncia na construção de uma nova sociedade , na Promoção da Paz Internacional :
Diz Abdú'l-Bahá sobre o papel da Mulher na construção da Paz:
"....quando ELAS formarem uma massa de opinião pública consciente e esmagadora contra a guerra, náo poderá haver guerra... " pg. 6.
Estamos preparando e educando a MENINAS para esta grande tarefa?

O livro acima pode ser adqurido na Editora Bahai do Brasil
www.editorabahaibrasil.com.br

Boa-noite, Sonia

Simplesmene Sonia Maria
Atom


















ATOM

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Família e Escola, uma parceria necessária


Família e Escola, uma parceria necessária: Quando pensamos numa configuração familiar de “antigamente”, logo nos vem à cabeça a família patriarcal, na qual o pai era o grande provedor e o polo dominante e a mãe, subalterna, ocupava a posição de cuidadora da família.

Mas os tempos mudaram muito e hoje, em nossa sociedade, além da presença das famílias nucleares, temos várias outras configurações familiares. Temos, por exemplo, famílias reconstituídas, com filhos e filhas, mães e pais divorciados ou recasados; famílias monoparentais, nas quais apenas o pai ou a mãe assume responsabilidade com os filhos; famílias unipessoais, caracterizadas pelo fato de a pessoa viver sozinha por opção ou por necessidade; famílias binucleares, nas quais filhos de pais separados vivem sob guarda compartilhada; famílias homoafetivas, formadas por casais do mesmo sexo com filhos; uniões consensuais, nas quais os casais não formalizam sua união; e casais sem filhos por opção, entre outras. Finalmente, como aumentou muito o número de casais que se separam, também cresceram as famílias monoparentais sustentadas por mulheres

Diversas causas – sociais, culturais, econômicas, afetivas e até tecnológicas – explicam essas novas configurações. Mas o fato é que essas mudanças nos colocam novos desafios, entre eles o resgate da participação da família na vida escolar de seus filhos. Pois é sabido que, quando os pais não acompanham nem participam das atividades dos filhos na escola, estão de certa forma ajudando a aumentar a evasão escolar; o absenteísmo; a falta de comprometimento com os estudos; e as dificuldades de aprendizagem, entre outros problemas que contribuem para o fracasso escolar.

Precisamente com o objetivo de resgatar esse elo entre Família e Escola foi criado um programa chamado Pró-Família Harvard, desenvolvido pela empresa Planeta Educação. Esse programa é baseado em um projeto criado pela Universidade de Harvard, em Boston (EUA), denominado Havard Family Research Project e adaptado à realidade brasileira.

O conceito orientador do Pró-Família Harvard é simples: ao invés de culpar uns aos outros, professores e pais atuam como parceiros, de maneira a estabelecer relações e a construir confiança mútua, utilizando o tempo de convivência para dividir sonhos, expectativas e experiências, visando o sucesso social e acadêmico dos alunos.

Com metodologia inovadora, profissionais devidamente preparados visitam as residências dos alunos. Nessas visitas, o Agente Educacional conversa com a família, orientando pais e responsáveis sobre a importância da participação deles junto à escola. São oferecidas às famílias dicas simples e práticas, mas que fazem toda diferença na hora do estudo da criança em casa. Coisas como a importância da participação da reunião de pais; de ter um local adequado para realização da lição de casa, de se determinar um horário para estudos, entre outras. Em contrapartida, escola e professor recebem um retorno sobre cada aluno, com a realidade de cada criança ou adolescente. Com esse retorno, pode-se entender melhor a dinâmica familiar de cada aluno e, desta forma, mudar o olhar e ter um diferencial no trato com esse aluno. Com a visita, a criança se sente mais importante, melhora sua autoestima e, comprovadamente, melhora seu comportamento e desempenho acadêmico no ambiente escolar.



Por:

Daniela Leite 

Orientadora Educacional na empresa Planeta Educação. Formada em Serviço Social pela Univap, com larga experiência em trabalhos relacionados à Educação.




******************************************************************************
Excelente artigo ! Pode ajudar bastante os pais, familiares , educadores sobre a necessidade de revitalizar esta parceria...
Simplesmente S;onia Maria
Atom

Ana Moura *Desfado #10* Fado (do povo) alado



Anova voz do canto em Portugal. Excelente, lindo, maravilhosa.
Simplesmente Sonia Maria
ATOM

Barbara Köhler: naturalismo e construtivismo | Literatura | DW.DE | 17.08.2013


Foto pblicada na Folha de Londrina

Barbara Köhler: naturalismo e construtivismo | Literatura | DW.DE | 17.08.2013

Escritora abordando a questáo da constur;cão da imagem da mulhere na história humana.
Excelente artigo.. Abra o artigo no título..Jornal DW
Simplesmente Sonia Maria

ATOM

EMCANTAR convida: Lançamento DVD Escutatória - Ribeirão Preto - Agosto 2013



Evento especial, com participa;çao de todos, gratuitamente. Estiveram em Ribeiráo Preto-Sp. 
Hoje estáo em Urbelänida e Uberaba...
Ótima oportunidade para conhecer o ENCANTAR/!
Simplesmente Sonia Maria
ATOM

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Perpetuum Jazzile BR6 - Aquarela do Brasil - HD



*******************************************************************************
Na Bahai tmabém tem isto ! Sonia
Simplesmente Sonia Maria
Blog- Mulher-Potencialidade Revelada- visào bahai
ATOM

National Youth and Education Trust | La Fiducie nationale pour la jeunes...


**************************************************************************
Um video especialissimo, mobilizando sobre a importancia das artes e da m[usica na vidas crian;as. Lindo.
Simplesmente Sonia Maria
Atom

Atom

domingo, 11 de agosto de 2013

La Voz de Latinoamérica revive en la pantalla grande - BBC Mundo - Noticias


La Voz de Latinoamérica revive en la pantalla grande - BBC Mundo - Noticias

BBC noticiando filme sobre La Voz de Latinoamerica: Mercedes Sosa.
Espero poder assistir.
 Em cada cançáo uma Mensagem de amor, esperança, gratidáo,  inspirando e estimulando a vida. Encantou e continuará encantando em muitas parte do planeta..
Simplesmente Sonia Maria
Atom

Dúvida Metódica: Algumas regras morais são universais






Dúvida Metódica: Algumas regras morais são 
universais:Há valores que têm de ser mais ou menos universais. Imagine-se o que seria uma sociedade que não valorizasse a verdade. Quando uma pessoa f...




*************************
Estamos vendo isto hoje no cotidiano em todo o mundo.Uma sociedade que se torna anárquica, pela falta de manter os valores universais comuns a todos.
Uma liberdade que se tornado libertinagem, promovendo desordem, caos, desrespeito... por virutdes e valores que sáo os unicos capazes de susutentar o equilibrio da sociedade. Náo precisamos argumentar,, vemos todo o dia na internt o efeito bola de neve disto tudo.

Otimo artigo do Blog- Duvida Metódica.
Para encerrar uma linda musica de Djavan.-Nem um dia...


Um bom domingo, feliz dia com os filhos se estiverem com os mesmos.....
Simplesmente Sonia Maria


ATOM

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

EL SONIDO DEL SILENCIO INSTRUMENTAL



Um momento em que escutar "O som do silencio", náo o silëncio dos indiferentes, mas o silencio que torna-se necessário para revitalizar as forças internas, num mundo onde a maioria das noticias, desalentadoras, sáo capazes de nos fragilizar. 
Uma sociedade que cultua a violencia em todas suas formas.
Um silencio de pesar pelas crianças no mundo, no Brasil afetadas pelo modelo do uso da violencia danificando suas mentes infantis, incapazes de traduzir o que acontece, mas assimilando modelos que as podem deixar doentes. 
Boa-noite,
Simplesmente Sonia Maria
http://mulher-igualdade-bahai.blogspot.com
ATOM

Andrea Bocelli with his Fiancee "Les Feuilles Mortes' (Autumn Leaves)"


Uma das mias lindas canções francesas,,uma apresentaçao que toca o coração e a alma..Uma parceria maravilhosa...
Uma boa-noite para todos.!
Simplesmente Sonia Maria
ATOM

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Meditação- Meu Lar é o Lar da Paz !


Meditação - Meu Lar é o Lar da Paz !


Foto de uma familia, que participou do Concurso de Aniversário de 60 anos sobre o Jornal DW- foto escolhida.

Meditação:
"MEU LAR  É O LAR DA PAZ .
Meu lar é o lar da alegria e deleite.
Meu lar é o de risos e exaltação.
Quem entrar pelos portais deste lar tem que sair com o coração jovial.
Este é o lar de luz.
Quem aqui entrar tem que ser iluminado.
Este é o lar do amor, deve aprender como amar uns aos outros.
Deus queira que sempre amem uns aos outros.
Louvores a Deus, pois sáo irmáos de fé; sáo cidadãos de um só país habitantes de uma só cidade....
Abdú'l Bahá/
Publicada no Livro de Orações: "O Alimento da Alma"
Editora Bahai do Brasil;
site: wwweditorabhaibrasil.com.br
***************************************"
Todos nós devemos e podemos  esforçar-nos para criar lares de Paz !
Reuna seua familia e orem juntos, depois convide os amigos..
Aprendemos fazendo. 
Sonia Maria
******************************************************
Abaixo um vídeo com uma Oração entoada por uma adolescente.


Simplesmente Sonia Maria
ATOM

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Marisa Monte & Cesária Évora - É Doce Morrer no Mar



Marisa Monte e Cesária Evora - É doce morrer no mar
*******************************************************
Uma dupla perfeita...Lindo, o canto, a parceria na música de Caymmi.
Simplesmente Sonia Maria
Atom

Cesaria Evora Live D'amor 2004 (Complete Concert)



*******************************************************************************
 Cesárea Evora Live D'amor 2004( Complete Concert)


A VOZ que sempre encantará a todos. Uma capacidade excepcional de cantar em vários ritmos, dá vontade de ouví-la a todo momento, lembrando e sentindo as raizes africanas, portuguesas, uma figura humana que causou impacto em todo lugar onde se apresentou, onde viveu, portadora de um poder luminoso. 
Um cantora para ser eterna mesmo. 
Simplesmente Sonia Maria
ATOM
ATOM

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Filosofia tintim por tintim: Chamam-lhes Mulheres-Girafas


Filosofia tintim por tintim: Chamam-lhes Mulheres-Girafas:   Na Tailândia em algumas aldeias de etnia Padaung , vivem mulheres conhecidas como "mulheres-girafas"devid...

Sabemos pouco sobre as culturas, o relativismo cultural. e isto é necessário e.importante
 Necessitamos  saber as origens, os significados
.Em muitas culturas as mulheres  adornam-se ou se submetem a um sofrimento como este, com signficados que para nós parecenáo ter sentido, apenas algo que pode parecer-nos exótico :. Mas também podemos todos concordar, que o sofrimento é enomre, os danos irreparáveis.
No vídeo, podemos ver toda a matéria. Clicar no título/ do Blog .de  uma Escola Secundária em Portugal. Ensinam isto no Brasil nas Escolas Secundárias?
Interessados podem conhecer este Blog.

 URL - http://filosofiatintimportintim.blogpost.com
 Uma boa-tarde.
 Simplesmente Sonia Maria
 ATOM

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O pai tem um importante pApel na Educacão das Criancas-

                    



                        Imagem - Foto premiada pelo Jornal DW em Mostra fotográfica sobre 60 anos de anivers;ario do Jornal

O pai tem um importante papel na Educacão das Crianças

No passado, os pais  foram considerdos muito mais provedores da familia do que educadores dos filhos, tarefa esta mais atribuída as mäes.
Hoje entendemos, que ambos tem o dever de contribuir para Educarem seus filhos na familia e capacitarem as crianças para serem cidadãos e cidadãs voltados a paz e ao bem-estar.
Texto abaixo , clarifica um pouco o assunto :
"O pai deve sempre esforçar-se para educar seus filho(a) e familiarizá-lo (a) com os ensinamentos celestiais.
 Deve sempre aconselhá-lo(a) e exortá-lo (a) , ensinar-lhe uma conduta e caráter louváveis, capacitando-o (a) a receber treinamente escolar..."Abdúl-Bahá


Há muitas maneiras de um pai ajudar seus filhos
Pode : 
-Tratar seus filhos com amor;
- Rezar, orar com seus filhos e deixar que o vejam orando com os mesmos;
-Conversar com seus filhos sobre os Mensageiros de Deus e Suas Leis e Ensinamentos;
-Incentivar seus filhos enquanto eles trabalham, brincam e aprendem qualidades espirituais;
-Escutar seus filhos com paciëncia e lhes dar bons conselhos;
-Disciplinar seus filhos com amor e firmeza , mas sem espancá-los, ou gritar com eles;
-Prover seus filhos com a melhor educação possivel;
- Pode ser um bom exemplo para seus filhos.



****************************************************

Texto publicado na Cartilha: "Criando um Lar Espiritual"
1998 - Instituto Bahai da Bahia
Direitos autorais para a lingua portuguesa cedidos a Assembléia Espiritual Nacional dos Bahais do Brasil, pela Publicy Agency, P. O. Box 47562, Nairobi, Quênia
Conselhos e orientações simples, que se aplicados trarào um efeito muito bom para todos e para a sociedade.

Um bom-dia, no Dia dos Pais comecemos algo bem positivo.
O melhor presente? O respeito e amor dos filhos !

Simplesmente Sonia Maria
Atom























ATOM

domingo, 4 de agosto de 2013

" Criatividade e tempo a sós - Livro Meditaçao para Mulheres que fazem demais



"Criatividade e tempo a sós - Livro meditação para Mulheres que fazem demais"

Posso sempre me distrair com o amor, mas algumas vezes fico excitada com minha criatividade- Gilda Radner

"Nada substitui a criatividade em nossas vidas, nem o trabalho , nem o amor, nem os filhos... nada.
Podemos usar a criatividade em todas essas áreas, mas nossos impulsos criativos devem encontrar seus próprios meios de expressáo.
A despeito do quanto nosso trabalho é interessante e desafiador e de quanto conseguimos ser criaturas na vida profissional, precisamos de períodos tranquilos de reflexão para mergulhar nos cantos mais escondidos de nosso ser e vislumbrar  o que está ali à espreita. 
Náo há nada que substitua a criatividade, e ela geralmente se manifesta apenas quando estamos a sós."
Gosto da forma como Gilda Radner diz :
"Algumas vezes fico excitada com minha criatividade."

Anne Wilson Sehaef
********************************************************************
  Vídeo sobre criatividade: 

 

Sempre constato isto, quando preciso escrver,criar material para alguma atividade com crian;cas. Fico a sóe e deixo a imaginação fluir.
Simplesmente Sonia Maria
Atom








ATOM

Território do Brincar

Território do Brincar:
www.territoriodobrincar.com.br

********************************************************************************
Neste site encontramos tudo que necessitamos para resgatar o brincar na vida das crian;as. 
Simplesmente Sonia Maria
Atom

Cora Coralina – Poemas




Cora Coralina – Poemas


A maravilha da poesia da sabia e humana poetisa Cora Coralina....
Aqulea que consegue retrtar o cotidiano da vida  na familia, na terra, em meio do seu povo...

Um força excepcioanl de alguém inserida no mundo rural,  táo simples, e que superou e supreendeu o mundo literário.


Muitos poemas neste link. Clicar no titulo.


*******************************************************************************
Simplesmente Sonia Maria
Atom.

docecomoachuva: Solidão - Cecília Meireles


docecomoachuva: Solidão - Cecília Meireles: Imensas noites de inverno, com frias montanhas mudas, e o mar negro, mais eterno, mais terrível, mais profundo. Este rugido...

Clicqque no titulo. H[a tempos sem colocar postagem deste site, desde que o Goglle Reader acabou..
Achei a poeisia linda.
Simplesmente Sonia Maria
Atom

Nocturne in A Minor (Nicolas Guillaud)



******************************************************************************
Enviada por um amigo do You-tube..
Musica clássica sempre um alento para o repouso, meditar, refletir..
Simplesmente Sonia Maria
Atom

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Poesia de RUMI- Te direi em segredo !




*********************************************************************
O encanto da alma persa, o poeta que nos inspira a compreender o significado da vida espirtual.
Lindo, Sonia

Simplesmente Sonia Maria
Blog- Mulher Potencialidade Revelada 0 visão bahai

Who Cares? Quem se importa?


****************************************************************************
Vale a pena ver o mesmo !
Simplesmente Sonia Maria
Blog-http://mulher-igualdade-bahaiblogspot.com

Blog-Ternura de Deus : Promoção da Mulher- Refletindo sobre a "Pilula do...

Blog-Ternura de Deus : Promoção da Mulher- Refletindo sobre a "Pilula do...: Promocão da Mulher - Refletindo sobre a "Pílula do dia seguinte" na fase adolescente ! Quando vejo as medidas adotadas ...

**********************************************************************************



Simplesmente Sonia Maria
Atom

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Seminario Virtual Trabajo Infantil Doméstico



*************************************************************************
Trbalho infatillescravo devemos entender, denunciar.,repassar.
Sonia Maria
Blog-Mulher Potencialidade Revelada -visáo Bahai

Blog-Ternura de Deus : " Sejamos agentes de mudanças- As crianças e adole...



Esta foto  foi publicada no Jornal DW- premiada no Concurso de Anivers[ario do Jornal
*********************************************************************

Blog-Ternura de Deus : " Sejamos agentes de mudanças- As crianças e adole...:     " Sejamos agentes de mudanças !    As crianças e adolescentes esperam por nós !  "      Neste vídeo, está apresentado algo muito especial.

Um postagem para motivação na relizacão de  atividades com crianças e adolescentes."

"As crian;ca são como ramo verde ainda novo -cresceráo da maneira que as orientardes,
Tomai o máximo cuidado a fim de  lhes conceder ideais e objetivos elevados de modo que quandoforem adultas, irradiem seus raios de luz sobre o mundo, como velas brilahntes- e náo sejam maculadas por desejos lascivos e paixões....." Abdú'l-Bahá



Uma boa-tarde.

Sonia Maria 
Blog- Mulher potencialidade Revelada - visáo bah ai