sábado, 27 de abril de 2013

Coleção ensina a manter a calma e a descobrir talentos ocultos


Coleção ensina a manter a calma e a descobrir talentos ocultos: A "Coleção Praticando o Bem-Estar" reúne lições rápidas e fáceis para se livrar do agito do dia a dia, aprender a lidar com as emoções e descobrir talentos ocultos.
Cultive intervalos para reduzir o estresse, recomenda monge

Leia trecho de 'A Sabedoria dos Jesuítas para (Quase) Tudo'

Visite a estante dedicada aos relacionamentos

Pais e mães abandonaram suas responsabilidades, diz autor
Divulgação
Novos volumes trazem sugestões para ficar bem no dia a dia, controlar emoções e descobrir os próprios talentos
Novos volumes trazem sugestões para ficar bem no dia a dia, controlar emoções e descobrir os próprios talentos
Leia mais (27/04/2013 - 08h30)
*************************************************************

TUDO QUE PODE  AJUDAR PESSOAS, FAMILIAS,  É PUBLICADO NESTE BLOG.
 UMA COLEÇÃO QUE AJUDARÁ MUITAS FAMILIAS A VALORIZAREM A VIDA EM SUA DIMENSÁO  HUMANA.
SONIA MARIA

Story Idea: Binge Drinking: A Serious, Under-Recognized Problem among Women and Girls

Story Idea: Binge Drinking: A Serious, Under-Recognized Problem among Women and Girls:


fOTO- VECTOR-FREEPIK
*********************************************************************************************

Recebi por e-mail esta Mensagem :

O CDC  DE ATLANTA-EUA, ENVIANDO MENSAGEM DE UMA CAMPANHA EDUCATIVA PARA DIMINUIR O CONSUMO DE ALCOOL ENTRE  MULHERES : ADULTAS,JOVENS E ADOLESCENTES, QUE CONSTITUI UM GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA .

ASSUNTO POUCO COMENTADO E VALORIZADO OU ATÉ ESCONDIDO E IGNORADO.

No Brasil deveríamos ter uma campanha desta natureza, já que o alcoolismo vem aumentando assustadoramente nesta população. Alcoolismo sempre será um tragédia na vida humana, e na vida das mulheres muito mais avassaladora, já que mulheres alcoolatras quando grávidas causam danos terriveis em seus recem-nascidos e em mães promovem ainda mais danos aos filhos e toda familia.

Clicar no link e abrir a página, está em inglës



Story Idea: Binge Drinking: A Serious, Under-Recognized Problem among Women and Girls
http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Expectativas - Flora Figueiredo

Expectativas - Flora Figueiredo:
O vento anda ficando mentiroso.
Prometeu trazer você, não trouxe.
Ficou de dizer o porquê, não disse.
Esperou que eu me distraísse,
passou depressa, rumo ao horizonte.

Já não tem importância
que cometa outra vez,
um ato de inconstância.

Aprendi a esperar...
Se ventos são capazes de levar embora,
a qualquer hora, também,
são capazes de fazer voltar.



**************************************************************************************************
Poesia do Blog: http://docecomoachuva.blogspot.com/
Neste Blog vocé encontra a doçura literaria.
 Sonia Maria
Atom
Atom

Celebrando o 150º aniversário da Declaração de Bahá'u'lláh

Celebrando o 150º aniversário da Declaração de Bahá'u'lláh:




Celebrando o 150º aniversário da Declaração de Bahá'u'lláh: Artigo de Shastri Purushotma, publicado no Huffington Post.

---------------------------



No dia 21 de Abril deste ano, a Comunidade Bahá’í vai celebrar o 150º aniversário do dia em que Bahá'u'lláh, fundador da Fé Bahá'í, anunciou em público pela primeira vez a Sua missão num jardim de Bagdade, dando origem assim à Comunidade Bahá’í que hoje compreende praticamente todos os grupos étnicos humanidade em mais de 200 países e territórios.



Num certo sentido, as festividades globais que envolvem pessoas de milhares de grupos étnicos são uma característica da mensagem central da Fé Bahá'í: chegou um momento de felicidade para toda a raça humana que gradualmente evolui de um estado de adolescência colectiva para uma fase de maturidade e plenitude. "Nós desejamos o bem do mundo e a felicidade das nações", disse Bahá'u'lláh para Edward Granville Browne, o académico da Universidade de Cambridge, que o entrevistou em 1890, "que os laços de afecto e união entre os filhos dos homens se fortaleçam... que mal há nisso?... essas lutas infrutíferas, essas guerras ruinosas hão de passar, e a «Mais Grandiosa Paz» virá". Estas palavras apresentam um esboço do objectivo dos ensinamentos de Bahá'u'lláh e do trabalho da comunidade Bahá’í nos dias de hoje.



Mirzá Husayn Ali era um seguidor proeminente da religião Bábí que teve inicio em Shiraz, Pérsia, 19 anos antes; era conhecido pelos membros desta comunidade por "Bahá'u'lláh" (uma expressão árabe que significa "Glória de Deus"). Um dos ensinamentos centrais da religião Bábí era a expectativa do iminente aparecimento de outro Mensageiro Divino que iria cumprir muitas das promessas implícitas na religião - não diferentes das expectativas no Hinduísmo, Judaísmo, Budismo, Zoroastrismo, Cristianismo e Islamismo a respeito de um tempo futuro de cumprimento e realização.



Santuário de Bahá'u'lláh, no norte de Acre, na Terra Santa (clique na imagem para ampliar)


Em 21 de Abril de 1863, quando estava prestes a ser exilado de Bagdade para Constantinopla, Bahá'u'lláh permaneceu durante 12 dias num jardim em Bagdade, conhecido como "Jardim de Ridván (Paraíso)" e foi aqui que Ele deu a conhecer aos membros da comunidade Bábí ali reunida que Ele era o prometido eles aguardavam.



Este foi um momento de grande alegria para o Bábís, que tinham sofrido nos anos anteriores a execução do fundador da sua religião (conhecido como "O Báb") e o massacre de mais de 20 mil membros da sua comunidade. Uma das pessoas presentes no jardim Ridván deixou um relato da cena que descreve o sentimento da ocasião:

"Todos os dias, antes da hora da madrugada, os jardineiros iria colher as rosas que eram alinhadas ao longo das quatro alamedas do jardim, e empilhadas no centro do chão da Sua tenda (de Bahá'u'lláh). Tão grande era o amontoado que quando os Seus companheiros se reuniram para beber o chá da manhã na Sua presença, não eram capazes de se ver uns aos outros através deste."


Bahá'u'lláh descreveu esta ocasião como "O Mais Grandioso Festival", o "Rei dos Festivais", e o "Festival de Deus". Os Bahá’ís comemoram o primeiro (21 de Abril), o nono (29 de Abril) e o último dia (02 de Maio) dos 12 dias do Festival Ridván como dias sagrados e sempre que possível não trabalham nessas ocasiões. O significado de cada um é o seguinte: o primeiro dia de Ridván é quando Bahá'u'lláh entrou no jardim e anunciou a Sua missão; o nono é quando Sua família se juntou a Ele; e foi no décimo-segundo que Ele abandonou o jardim e continuou a viagem de exílio para Constantinopla.



Um "Taj" (chapéu) usado por Bahá'u'lláh (clique na imagem para ampliar)


Nos anos seguintes a este anúncio para um pequeno grupo de Bábís no jardim Ridván, e apesar das limitações impostas por ser um prisioneiro e exilado, Bahá'u'lláh escreveu aos governantes do mundo daquela época e delineou um plano para a paz unificação da raça humana. Foram escritas cartas para Napoleão III de França, o Kaiser Guilherme I da Alemanha, a Rainha Vitória da Inglaterra, o Sultão Abdul-Aziz, o Papa Pio IX e outros. Apesar de ter sido ignorado na época, algumas das ideias nestas cartas foram parcialmente implementadas algumas gerações mais tarde, pelo Presidentes dos EUA Woodrow Wilson e Franklin D. Roosevelt, logo após a Primeira e Segunda Guerras Mundiais.



É sempre benéfico para pessoas com, ou sem, formação religiosa saber mais sobre os Fundadores de sistemas religiosos do mundo, pois esse conhecimento permite entender melhor as suas próprias crenças, e também relacionar-se com os outros. Os leitores perceberão que aprender sobre Bahá'u'lláh é particularmente fascinante, porque Ele, além de reafirmar os ensinamentos morais essenciais de todas as grandes religiões mundiais, também escreveu sobre questões globais e sociais, actuais e futuras, como a diplomacia, a segurança colectiva, o papel dos meios de comunicação, a língua internacional, os problemas económicos, a vida em outros lugares do universo, a medicina, os sonhos, o meio-ambiente, a energia, a governação global, a agricultura, educação e muitos outros.



Se você nunca leu escrituras de Bahá'u'lláh, talvez possa descobrir que uma maneira muito agradável para passar os belos dias da primavera entre 21 de Abril a 02 de Maio deste ano é saborear um chá da manhã (ou um café ou qualquer bebida matinal à sua escolha), junto a um monte de rosas e com algumas obras de Bahá'u'lláh, para perceber porque é que aquele grupo estava tão entusiasmado em Bagdade, há 150 anos atrás.



---------------------------------------------------------- 

Texto original em Inglês: Celebrating the 150th Anniversary of Baha'u'llah's Declaration



****************************************************************************************

Uma linda matéria sobre como surgiu a Revelação Bahá i do Blog- Povo de Bahá  Marco Oliveira - Portugal

Sonia Maria

Atom
http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai

terça-feira, 16 de abril de 2013

Boston: menino de 8 anos morto em explosões de bombas esperava o pai terminar a maratona

Boston: menino de 8 anos morto em explosões de bombas esperava o pai terminar a maratona:

O menino de 8 anos que está entre os mortos das explosões de bombas assistia ao pai na Maratona de Boston, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira. Martin Richard estava com a mãe e a irmã de 6 anos. Segundo a emissora WHDH, filiada da NBC, as duas estão em estado grave no hospital.

Martin vivia com a família em Dorchester, perto de Boston. De acordo com o Boston Globe, os pais dele foram identificados como Bill e Denise Richard. A mãe passou por uma cirurgia ainda na noite desta segunda-feira, por causa de uma grave lesão cerebral sofrida nas explosões. A irmã mais nova perdeu uma perna.

Ainda de acordo com a publicação, bombeiros contaram que Martin tinha saído da arquibancada para abraçar o pai na linha de chegada. Depois, voltou para junto da mãe e da irmã. Foi quando as bombas explodiram.

Jane Sherman, vizinha da família, disse que Martin adorava andar de bicicleta e jogar beisebol.

- Não há palavras para descrever o que eles estão sentido... nós estamos sentindo - lamentou ela.

De acordo com a NBC, Bill e Denise têm outro filho, que não se feriu. Uma vela foi acesa em frente à casa da família em Dorchester. Na calçada, a palavra "paz" foi escrita. A emissora americana ABC News estima que dez crianças tenham se ferido no ataque.

Três pessoas morreram nas explosões da Maratona de Boston, nesta segunda-feira. O número de feridos ainda não é preciso, mas a imprensa americana já fala em mais de 140, alguns em estado grave.

Extra Online

****************************************************


Quando uma sociedade esquece que ela é também composta  de crianças, de criaças que desejam a paz , crianças sem preconceitos, que não aprovam os atos de guerra e terrorismo, parçce-nos que uma parte desta sociedade está doente, indiferente, perversa. Crian;as como Martin existem em todo o mundo, um mundo que tem repassado ódio entre grupos, facções, naçóes, etnias , fanatismo religioso......
Muitos Marhins sucumbiram, no passado, e ainda morreráo pela estupidez humana, mas este fato do menino morto na Maratona de Boston, um menino que ERA UM ATIVISTA PELA PAZ e PUBLICAMENTE, ANSIAVA  pelo fim da violencia, toca-nos profundamente.
 A Maratona de Boston transformou-se na maratona da DOR, todos estamos tristes, nós ESTAMOS  sentindo esta dor..
Vivemos rodeado por adultos ditos humanos que promovem e semeiam tragédias e atos perversos e que náo isentam  niguém, muito menos as crian;as. Que mundo é este que os muitos  adultos estáo produzindo?
Hoje publicando outra postagem em solidariedade aos pais, a cidade de Boston..Parece que precisamos de mártires infantís para mudar a visáo do porque  somos considerados humanos, ou náo somos?
Martin era como um girassol, seu coração e alma estava voltada para Deus! Por isto coloca esta foto em sua memória.Blog Ternura de Deus- Boston-menino de 8 anos morto em explosóes..
Sonia Maria
Atom

Autista adquire direito de estudar em Instituto Federal do ES

Autista adquire direito de estudar em Instituto Federal do ES: Autista adquire direito de estudar em Instituto Federal do ES
Justiça decidiu em favor do jovem que reivindica cota para deficientes.
Eduardo fez o processo na ampla concorrência e obteve 170 pontos.
 **************************************************************************************
Náo  é correto denominar os portadores como autistas..Sociedade cria o estigma e preconceitos classificando as pessoas desta maneira.
Sao portadores de uma sindrome, capazes de desenvolver-se, e como este jovem   atingir altos patamares de desenvolvimento , serem integrados a vida  social e educacional como iguais.
Parabenizamos o jovem pela luta por seus direitos e a Justiça do Espirito Santo pela decisão correta.
O que falta [e mais conhecimento e atendimento de qualidade para os portadores, inclusive capacita;áo das familias e dos educadores.

Sonia Maria
Atom
.

exposicao de fotos dos 4 anos da Biblioteca viva Itinerante

exposicao de fotos dos 4 anos da Biblioteca viva Itinerante: em dezembro fizemos no saguao da Prefeitura de Londrina uma exposicao de fotos dos 4 anos do projeto BIBLIOTECA VIVA ITINERANTE!

O saguao ficou muito mais lindo....
confira ai!







mais fotos em fotos expo 4 anos

La Vie En Rose

La Vie En Rose:

Lançado em 2007, Piaf - Um Hino ao Amor (La Môme), é um filme francês lindo que os amantes da boa música não podem deixar de ver. Dirigido por Olivier Dahan e estrelado pela excelente atriz Marion Cotillard que ganhou o Oscar de melhor Atriz (2008) por sua atuação no filme. 
O filme conta a comovente história da cantora francesa Edith Piaf. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos 3 aos 7 anos de idade fica cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde vive com o pai alcoólatra, a quem abandona aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935 é descoberta por um dono de boate e neste mesmo ano grava seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública. (Créditos)


No elenco aparecem, ainda, nomes como Gérard Depardieu, Sylvie Testud, Jean-Pierre Martins, Emmanuelle Seigner, Jean-Paul Rouve entre outros.


A canção La Vie En Rose dá nome ao título do filme nos EUA e se tornou uma marca da cantora. Foi composta por Marguerite Monnot e Louis Guglielmi (Louiguy) e a letra foi escrita pela própria Piaf. Foi composta em 1945, tronou-se popular em 46 e foi gravada como Single em 1947.

Trailer do Filme

Aqui deixo a minha versão para essa eterna canção.

Beijos e abraços a todos,

Suzane Weck

"Suze Cotillard"


Clique para ouvir: Suzane Weck - La Vie En Rose

************************************************************************

O mundo sempre ficou melhor ouvindo La Vie en Rose !
linda postagem.
Sonia Maria
Atom

Saiba os mitos e as verdades sobre o déficit de atenção e hiperatividade

Saiba os mitos e as verdades sobre o déficit de atenção e hiperatividade:

Doença é relativamente recente, sendo melhor estudada e difundida após os anos 80

Dificuldade em prestar a atenção, impulsividade, problemas de comportamento, inquietude, impressão que está sempre no mundo da lua e rendimento ruim, esse é o perfil do portador de um transtorno relativamente comum e ainda muito pouco comentado: o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É uma doença de descrição relativamente recente, sendo melhor estudada e difundida após os anos 80. É crônica, de início na infância e 3 vezes mais comum em meninos.

Acredita-se que cerca de 5 % da população tenha esse distúrbio, que pode perdurar por toda a vida e trazer importante comprometimento da qualidade de vida da pessoa e seus familiares. O reconhecimento preciso e o tratamento direcionado reduz de forma importante o comprometimento funcional.

Segundo o neurologista Leandro Teles, formado e especializado pela USP, o TDAH é um distúrbio cerebral complexo que geralmente acompanha o paciente durante toda a vida. O diagnóstico baseia-se na história clínica, que traz, em nível variado: desatenção, impulsividade e hiperatividade. O problema não é anatômico e não aparece em exames. A dificuldade é na função dos neurônios da região mais anterior do cérebro (chamado lobos frontais).

— Acredita-se que haja disfunção das vias que regem a concentração, regulam o sistema de previsão de resultados e garantem um comportamento mais sereno e produtivo. Sem essa regulação, a pessoa parece ligada no 220, fica aérea, agitada, age por impulso antes de pensar adequadamente, dissipa sua energia mental e tem seu rendimento comprometido — explica o especialista.

Por ser um problema relativamente novo e ainda pouco difundido, o neurologista elucida alguns mitos e verdades acerca do TDAH:

1 – O TDAH é diferente entre meninos e meninas
VERDADE. A doença é mais comum em meninos e se manifesta de forma mais perceptível neles. Os meninos com TDAH são mais hiperativos e impulsivos, o que gera mais incomodo em casa e na escola. As meninas com TDAH são mais desatentas, desligadas e por vezes não são hiperativas, isso gera maior atraso e dificuldade de diagnóstico.

2 – Os portadores de TDAH são menos inteligentes que a população geral
MITO. O TDAH altera a concentração e gera uma taxa maior de erros. No entanto, são crianças e adultos de inteligência normal ou até acima da média. Quando adequadamente tratados e motivados são capazes de feitos intelectuais extraordinários. Agora, sem diagnóstico e orientação, dissipam sua energia intelectual por não canalizarem seu esforço na resolução de problemas.

3 – Os remédios fazem mais mal que a própria doença
MITO. Os medicamentos são fundamentais na condução de casos mais intensos, tendo um bom custo/benefício. Obviamente, devem ser prescritos sempre pelo médico e podem apresentar efeitos colaterais que devem ser manejados no seguimento regular.

4 – Quem tem problema de atenção tem problema de memória
VERDADE. A memória depende diretamente da atenção. Para fixar adequadamente uma vivência é fundamental atentar para ela, destacá-la do contexto e criar adequadas pistas mentais para resgatá-la no futuro. Pessoas desatentas queixam-se, invariavelmente, de problemas de memória.

5 – O problema se resolve quando a criança entra na idade adulta
MITO. Em grande parte dos pacientes o problema adentra pela vida adulta. Isso pode gerar problemas no trabalho, na vida social e mesmo na vida econômica, uma vez que o grau de responsabilidade e o nível de cobrança aumentam progressivamente.

6 – O diagnóstico nem sempre é fácil
VERDADE. O diagnóstico se confunde com problemas de criação, educação, dislexia, ansiedade e outros problemas psiquiátricos. Por vezes, faltam informações sobre a infância (quando o paciente procura ajuda já adulto), a doença pode também ser acompanhada de outras patologias (distúrbios de sono, abuso de drogas, transtornos de conduta, depressão etc) e existe ainda algum preconceito com esse tipo de diagnóstico.

7 – Quanto antes for identificado melhor é o tratamento
VERDADE. O diagnóstico suspeito na fase pré-escolar é confirmado por volta dos 7 a 9 anos de idade e traz consigo toda uma reestruturação ambiental, familiar e escolar que leva a melhores resultados sociais e profissionais. No entanto, o tratamento pode e deve ser introduzido a qualquer momento que se faça o diagnóstico, mesmo quando feito na vida adulta.

8 – A parte mais importante do tratamento são os medicamentos
MITO. Os medicamentos são importantes, mas o carro chefe do tratamento é o autoconhecimento, aliado aos ajustes ambientais, à readequação familiar, às atividades físicas e ao tratamento das comorbidades (doenças associadas).

9 – O TDAH é fruto da dieta ou da dinâmica dos tempos modernos
MITO. O transtorno tem importantes determinantes genéticos e provavelmente existe há séculos (mesmo antes de sua descrição). Não é causado por consumo excessivo de calorias ou doces, nem por excesso de videogame ou televisão. O risco de um familiar de alguém com TDAH ter problema semelhante é mais alto.

DIÁRIO CATARINENSE

domingo, 14 de abril de 2013

Como ensiná-los a trabalhar em grupo?

Como ensiná-los a trabalhar em grupo?:

Aqui no colégio onde leciono, costumamos fazer trabalhos interdisciplinares, normalmente em grupos de quatro ou cinco alunos. E, a cada ano que passa, trabalho em grupo torna-se cada vez mais difícil, por uma série de motivos:

1. Muitos estudantes têm agendas lotadas: balé, natação, inglês, aulas de reforço, médico, dentista, dentre outras coisas (trabalho em um colégio particular). É difícil conciliar os horários dos colegas e, como sobra somente o fim de semana, muitos pais reclamam de ter atividades escolares no momento em que poderiam sair, viajar, passear.

2. Se o professor escolhe o grupo, os alunos reclamam que estão com alguém que não gostam, que o professor chato impôs. Se você os deixa livres para escolher, sempre há um grupo onde surgem brigas e desentendimentos, muitas vezes até com interferência dos pais, que vêm à escola reclamar dos colegas do filho.

3. Muitos não entendem o trabalho em grupo como um momento em que todos os integrantes participam de todas as etapas de elaboração do mesmo. Para os alunos, trabalho em grupo funciona assim: "um faz a capa, outro a introdução, outro a conclusão", enfim. Na hora de apresentar para a sala, ele só sabe uma parte do trabalho e não fazem a mínima ideia do que se trata o restante.

4. Ainda tem aqueles que não sabem ou não querem trabalhar em grupo, preferem fazer tudo sozinhos, por diversos motivos. Não há o que o faça entender que trabalhar em grupo é importante, pois vivemos em sociedade e não isolados. Acabam ficando sem nota por se recusarem a colaborar com os colegas.

Como eu trabalho com adolescentes, acabo enfrentando essas situações. Vocês que trabalham com crianças mais novas, como lidam com isso?

Bom fim de semana!
Elaine


*********************************************************************************Excelente artigo, para quem trabalha com crian;as e adolescentes , para a familia e atividades comunitárias.
Postagem do Blog- http://educacaoemfoco.blogspot.com/2013?como=ensina-los-trablharem=grupo-html
Sonia Maria
Atom

Os 4 mitos da amamentação


Os 4 mitos da amamentação: Dados do Ministério da Saúde apontam que apenas 52% dos bebês com até quatro meses são amamentados exclusivamente com leite materno. A principal causa que leva as mães a desistirem da amamentação é a desinformação. Por isso, a médica neonatologista Renata Carolina Garcia Lamano, do Amparo Maternal, esclarece os 4 principais mitos sobre a amamentação:



1- Leite materno fraco

 De acordo com a médica, é cientificamente comprovado de que não existe leite fraco. A qualidade do leite materno é ideal ao bebê e a maior parte das mulheres é capaz de produzir leite suficiente e adequado para seu filho. O mito do leite fraco normalmente está associado ao fato do bebê chorar muito e/ou querer mamar a toda hora. “Nos primeiros meses o choro é a única forma de comunicação da criança. O bebê quer mamar a toda hora no início da vida porque ele está aprendendo a mamar então pode se cansar e necessitar repouso antes de continuar a mamada”, esclarece.

Além disso, a digestão do leite materno é mais rápida que a do leite de vaca (fórmula infantil). “O leite materno é melhor porque foi comprovado que contém 250 substâncias de proteção ao bebê”, conta a profissional.

Sendo assim, o leite materno é suficiente para os bebês até o 6º mês de vida. “Após o sexto mês a alimentação deverá ser complementada”, complementa.


2- Não pode tomar remédio na amamentação

A maioria dos medicamentos é compatível com a amamentação. “Poucos são os fármacos formalmente contraindicados e alguns requerem cautela ao serem prescritos durante a amamentação, devido aos riscos de efeitos adversos nos lactentes e/ou na lactação”, reforça Renata.


3- Preparação do mamilo ainda na gestação

A neonatologista recomenda que a mulher se informe sobre a amamentação durante a gestação, para que isso facilite sua experiência após o nascimento do bebê. “Na hora da dificuldade, a informação ajudará a vencer os obstáculos. Além disso, a mulher pode se preparar psicologicamente e acreditar que seu corpo está preparado e pronto para produzir leite”, pontua.

Mas a especialista alerta que outras preparações em mamilos, como o uso de buchas, não são indicadas durante a gestação.


4- Leite do peito insuficiente

A maior parte das mulheres é capaz de produzir leite em quantidade suficiente para o seu filho. Quando existe dificuldade no início da amamentação, e o bebê não consegue sugar o seio adequadamente, a produção de leite pode diminuir devido a sucção inadequada e também devido a insegurança e nervosismo da mãe frente a essa situação. “Esses fatores contribuem para a crença de que a mãe não produz leite suficiente para seu filho. Por isso, é extremamente importante que o bebê esteja bem posicionado para a amamentação, abocanhando bem aréola (mamilo) e o bico do peito. Assim a produção suficiente do leite estará garantida”, conclui.



Além dessas questões, durante a amamentação, a mãe deve evitar fumo (pode diminuir a produção de leite além de ser tóxico), doses excessivas de cafeína (podem deixar o bebê irritado e sem sono) e o álcool (destrói as células nervosas e deixa o bebê sem fome, levando ao baixo ganho de peso ). “Em relação aos alimentos, a mãe deve evitar principalmente os excessos alimentares e de condimentos que possam alterar o sabor e /ou o odor do leite, como o alho, a cebola, o nabo, a couve, o brócolis”, explica Renata.

***********************************************************************************************Repassando do Blog-Criando crianças
Sonia Maria
Atom

Dicas de combate à obesidade infantil


Dicas de combate à obesidade infantil: A obesidade infantil continua em debate em 2013, devido ao crescimento no número de crianças com excesso de peso nos últimos anos. Esse aumento deve-se ao consumo elevado de alimentos ricos em carboidratos, refinados e gordurosos. “Refeições em fast-foods apresentam pouco valor nutricional, prejudicando o metabolismo. A diminuição na frequência das atividades físicas também contribui para o aumento dessa disfunção”, afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde.


"
' O ideal é substituir alimentos muito calóricos pelo de baixa calorias e alto valor nutricional. Oferecer alfarroba, chocolate amargo (70%) ou barras de cereais ao invés do chocolate ao leite. Preferir cereais integrais sem açúcar ou frutas liofilizadas aos salgadinhos, bolacha integrais às recheadas e oferecer muffins zero açúcar no lugar dos excessivamente açucarados, são algumas dicas benéficas para manter em dia a nutrição infantil. 
Verduras, frutas e legumes não podem faltar no cardápio.

A saúde deve pautar a educação alimentar desde os primeiros anos de vida. Confira abaixo outras dicas da rede Mundo Verde para evitar a obesidade infantil:
  • O leite materno é o melhor alimento para o bebê nos primeiros seis meses;
  • Após o período de amamentação, é fundamental acostumar a criança a comer produtos naturais, como frutas ou sucos, de preferência orgânicos e não adoçados, legumes e verduras;
  • O cardápio deve ser diversificado e equilibrado. Uma dica importante para os casos de rejeição é criar pratos criativos e de boa aceitação com o alimento, como cremes, sopas, suflês, tortas e bolos. Chamar as crianças para prepará-los também pode ser um estímulo;
  • A rotina alimentar também é fundamental. A criança deve ter horários bem definidos e comer com calma, em um lugar tranquilo, arejado e limpo. Comer muito rápido, em ambiente barulhento e em frente à televisão, pode contribuir para o consumo exagerado de comida, sem a mastigação correta e de maneira pouco prazerosa;
  • O exemplo da família também é importante. A reeducação alimentar deve envolver a família toda. Não adianta os pais insistirem que os filhos se alimentem de maneira saudável, sendo que eles próprios comem comidas de pouco valor nutricional na frente das crianças;
  • A escola também tem a obrigação e o dever de oferecer merendas saudáveis, fortalecendo a atitude de proibição da venda de produtos prejudiciais nas suas cantinas. Converse com a direção da instituição onde seu filho estuda;
  • Na hora de preparar a lancheira, opte sempre por biscoitos integrais, frutas secas e barras de cereais; 
  • Guloseimas, salgadinhos, bolachas e doces, são ainda considerados o carro chefe da alimentação infantil. As quantidades exageradas de calorias, somadas à ingestão de poucos nutrientes e substâncias químicas prejudiciais, geram uma combinação extremamente nociva. Não precisa proibir o consumo, apenas evite a compra regular desse tipo de alimento. É permitido, por exemplo, comer um chocolate como sobremesa, mas, no dia seguinte, deve-se sempre optar pela fruta. Converse com a criança e proponha esse "acordo";
  • Estimular atividades físicas também é importante, desde que se respeite o gosto da criança. Descubra o esporte preferido de seu filho e o incentive a praticá-lo. Participe se for necessário e possível
  • .**************************************************************************************Boa nutrição começa na familia. Mudar hábitos alimentares, passa primeiramente pela mudana Nos hábitos da  família.
  • Sonia Maria
  • Atom

sábado, 13 de abril de 2013

Entrevista com a Sra Janet Khan

Entrevista com a Sra Janet Khan:
Entrevista com a Sra Janet Khan: In English, with subtitles in Portuguese.

To skip the introduction go to 0:43.



Programa "A Fé dos Homens", transmitido no dia 28/Janeiro/2013.





*****************************************************************************************

Postagem do Blog- Povo de Bahá

Marco Oliveira- Membro da Comunidade Bahai de Portugal

Sra. Janete Khan Membro da Comunidade Bahái Internacional.

Sonia Maria

Atom






http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai

Entrevista com o Dr. Hartmut Grossmann

Entrevista com o Dr. Hartmut Grossmann: Programa "A Fé dos Homens", transmitido no dia 25 de Fevereiro de 2013.

O que está escrito e o que se pode ler - parte 3

O que está escrito e o que se pode ler - parte 3:


Queridos amigos do Educação em Foco trago para vocês mais uma aula da sequência de aulas demonstrando como a criança pensa a Escrita e Leitura das palavras. 

Telma Weiz nos dá uma aula sobre a Psicogênese da Língua Escrita, vale a pena conferir. 

Vídeo elaborado pelo MEC. 

Boa aula
Abraços
Cris Chabes

******************************************************************************************** Postagem de feed da minha pagina no Google Reader
Assunto relacionado a EducaçÀO E USO DA TECNOLOGIA NO ROCESSO DE LER E ESCREVER
Sonia Maria
Atom

Crianças abusam do tempo em frente à TV



Crianças abusam do tempo em frente à TV: O entretenimento proporcionado pela televisão pode ser prejudicial à crianças. A ausência de limites aos pequenos, quanto ao tempo que gastam ao assistir programas televisivos, não resulta apenas no escasso prazer de brincar e se divertir em um coletivo, mas também na formação de um indivíduo com deficiências sutis no seu desenvolvimento. Segundo Eliana de Barros Santos, psicóloga e coordenadora pedagógica do Colégio Global, “a criança até os sete anos precisa ter seu desenvolvimento físico e motor como prioridade”.


O ato de sentar frente à televisão e passar horas assistindo a programações que muitas vezes são impróprias a sua idade dificulta o desenvolvimento dos jovens. “Ela não tem tempo suficiente para  processar as informações que recebe em um ritmo imposto e pensado para que ela se desenvolva em um formato pré-concebido de ‘consumidor final’. Além disso, a passividade com que acompanha os programas pode resultar também em questões como ' a obesidade infantil ”, relembra Eliana.
DO
Os pais precisam estar ATENTOS. É necessário destinar um tempo a essa atividade, de acordo com a especialista. “Tanto menos quanto possível”. A televisão não permite às crianças que explorem seu ambiente, junto a colegas e familiares, além de inibir sua imaginação. “É totalmente irresponsável permitir que a criança esteja refém de uma programação de TV”.

A partir de certa idade, os filhos, no entanto, começam a requisitar a posse do controle remoto. Eliana aconselha a ter cautela nessa ocasião, e RESSALTA que até os SETE anos, é responsabilidade dos pais determinarem a programação; não se pode ainda confiar em uma escolha correta por parte das crianças. “Cabe ao adulto supervisionar a programação e a frequência dos programas que assiste”.

A INTERAÇÃO SOCIAL dos jovens também pode ser prejudicada, caso o acesso a TV seja abusado. O vício quanto a aparelhos eletrônicos é possível e resulta no afastamento dos filhos dos filhos quanto aos demais jovens de sua idade. Algo extremamente MALÉFICO, por não permitir o contato e o envolvimento pessoal. Além disso, “os ATRASOS  de desenvolvimento, COMPORTAMENTO AGRESSIVO,  da  DIMINIÇÀO do  DESEMPENHO na escola e OBESIDADE são alguns dos efeitos nocivos” acrescenta a coordenadora.

Para que essa atividade não se torne cotidiana é preciso desde cedo aplicar LIMITES . Caso contrário, quando acostumada, a criança rejeita a ideia de abandonar os programas televisivos. Neste caso, Eliana aconselha “se ela já está habituada com uma rotina frente a TV, deverá mudar seus costumes de forma gradativa trocando aquele hábito por uma atividade interessante”.
 Recorda ainda, que os pequenos SEGUEM um exemplo, portanto, os PAIS devem estar atentos quanto ao uso que fazem do aparelho.

A televisão não é o único utensílio que produz estes males.  Videogames  e computadores, também são exemplos. A estes entretenimentos eletrônicos, o cuidado atribuído pelos pais é sempre bem vindo.

*********************************************************************************************


Artigo de interesse educativo, para mim de utilidade publica, cidadania e proteçáo aos Direitos das cria'nças a uma vida saudável e Deveres dos pais em garantir esta proteção e qualidade de vida..
Sonia Maria
Atom

LI - "365 coisas... em imagens"

LI - "365 coisas... em imagens":

LI

aqui, aqui e aqui (passo-a-passo)

Clique no link e veja como fazer no site.
********************************************************************************************
Sonia Maria 
Atom

Santo e Senha - Miguel Torga

Santo e Senha - Miguel Torga:
Deixem passar quem vai na sua estrada.
Deixem passar
Quem vai cheio de noite e de luar.
Deixem passar e não lhe digam nada

Deixem, que vai apenas
Beber água de sonho a qualquer fonte;
Ou colher açucenas
A um jardim que ele lá sabe, ali defronte.

Vem da terra de todos, onde mora
E onde volta depois de amanhecer.
Deixem-no pois passar, agora

Que vai cheio de noite e solidão
Que vai ser uma estrela no chão.
*********************************************************************************************************
Postagem do Blog- Doce como a chuva.
Repassando para este Blog
Sonia Maria
Atom


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Birthdays...

Birthdays...:

Good morning everyone I hope you all had a wonderful Mothers Day either as a Mum or a Daughter...we had plans but my poor Daughter had to work so she is coming to cook for me on her day off during the week instead, I got some beautiful presents though...small thoughtful things instead of one big thing though....you know the kinda things you said you liked but didn't think anyone was listening, well they were...I even woke to a present from Phil of some Elizabeth Arden goodies I needed...so a lovely day...my Dad woke to his first Birthday surprise too...my youngest sister whisked him away to a night in a posh hotel, a totally shock and surprise for him I haven't heard from any of them so hope everything was brilliant...well that's surprise number one there's a few more to come before and after his birthday on Wednesday...fingers crossed he will love them all...right now onto my card for today which just happens to be a Birthday card lol...this is for our new challenge at Bunny Zoe's Crafts monthly challenge...this month was my turn to host and I chose Girly...so anything girly on your card or project...I cant wait to see what you come up with...I used this stunning new stamp from Wild Rose Studio this little cutie is called Birthday Girl...isn't she so so sweet...I coloured her with distress inks and teamed her up with more of the stunning papers from the Prima 6x6" Paper Pad - Divine, I love this lush pad and don't seem to be able to stop using it, I think its all the tiny embellishments on the papers that seem to finish it off...I finished with a lush ribbon from my stash and some of the Mini Open Roses - Pink ...everything except the ribbon is from Bunny Zoe's Crafts...the fab sketch is from Sketch Saturday challenge and I'm also entering it for the Challenge 4 Everybody Challenge and The Pretty Little Ribbon Challenge too...I'm going to have a crafting morning this morning then maybe a catch up with my Sister and Dad when they get back, I cant wait to hear how it went...I hope you have a fabulous day and if you have time pop on over to the Bunny Zoe's Crafts monthly Challenge to see what the rest of our fab team came up with for this challenge
Mina xxx

distress ink colours used
skin - amtique linen, frayed burlap, tattered rose, spun sugar
outfit - pumice stone, Victorian velvet
hair - antique linen
table cloth - spun sugar, tumbled glass
table leg - frayed burlap
cake - antique linen, Victorian velvet, shabby shutters
books - antique linen, shabby shutter, Victorian velvet, crushed olive

terça-feira, 9 de abril de 2013

De olho na revolução egípcia: uma perspectiva Bahá'í

De olho na revolução egípcia: uma perspectiva Bahá'í: O site egípcio Ahram Online perguntou a 10 pessoas que participaram na revolução egípcia de 25 de Janeiro como vêem a actual situação política do Egipto dois anos após a queda de Mubarak. O texto que se segue é a tradução de uma dessas entrevistas com uma jovem Baha’i.
---------------------------

Natacha Chirazi, uma jovem Bahai jovem criada na Austrália, chegou ao Egipto com vinte e poucos anos para conhecer  o país de onde os seus pais haviam emigrado.

Apesar do desafio do indisfarçável sentimento anti-Bahai, ela ligou-se imediatamente ao país, e ficou no Egipto com seu marido e seu filho Leo, que é um Bahai de sétima geração.

Excertos:

* Eu acredito que uma boa parte do nosso problema hoje é que nós nos tornamos muito envolvidos nos factores de divisão de política que nos afastam da causa da revolução 25 de Janeiro. Compreendo que existam diferenças, mas também acredito - e isso é parte da minha fé como Bahai - que precisamos de encontrar o que nos pode unir. Precisamos de procurar a prosperidade material e espiritual através da nossa unidade.

* Quando cheguei a este país com um passaporte australiano sabia muito bem os problemas relacionados com a obtenção de um cartão de identidade egípcio para os bahais egípcios, e por isso, não votei. Mas para ser honesta, se pudesse votar, teria um problema, porque não estava totalmente convencida por nenhum dos candidatos. Cada um deles parecia estar a afastar-se para longe do apelo à unidade. Eu penso que a melhor coisa da revolução foi o seu apelo à unidade; na verdade, ela encarna a unidade.

* Pessoalmente, não me juntei às manifestações porque como Bahai não acredito necessariamente nas manifestações; mas o que fiz foi juntar-me às multidões que foram à praça Tahrir, no dia 12 de Fevereiro, um dia depois da renúncia de Mubarak, para ajudar a limpar. Nesse dia senti que estávamos todos unidos. Todos pertencíamos a este país e todos nós sentimos que queríamos que fosse um país melhor e mais bonito e cada um de nós, à sua maneira estava a fazer exactamente isso.

* Hoje, quase dois anos depois, apesar da centelha ter desaparecido, a fé ainda lá está e é isso que temos de aproveitar. Não é tarde demais para encontrarmos o que nos pode unir, e para ser honesta, é óbvio. Precisamos encontrar a prosperidade para todos. Eu acho que, independentemente de nossa discordância e até mesmo insatisfação com o desempenho da nova liderança, ainda podemos concordar em muita coisa.

* Eu não diria que a revolução de 25 de Janeiro fracassou porque foi incapaz de acabar com a discriminação que bahais enfrentam em termos de cidadania, pois a revolução ainda terá sucesso em muitas outras frentes para acabar com a discriminação e para cumprir o apelo de justiça e dignidade para todos. Não posso negar que ter um cartão de identidade com um traço na secção de religião é algo que me incomoda; mas ao mesmo tempo não vejo que isso seja muito diferente da discriminação que os pobres enfrentam, quer se goste ou não, quando por exemplo, eles não conseguem dar uma boa educação aos seus filhos.

* Apesar das dificuldades, estou determinada a viver aqui e a educar o meu filho aqui e não noutro lugar. E tenho esperança que quando ele for crescido, ele não tenha que sentir muita discriminação como Bahai pois as coisas terão evoluído de forma a eliminar as disparidades em geral.

------------------------------------------------
FONTE: Eye on the revolution: Natacha Chirazi, a Bahai view (Ahram Online)
 

Depois dos bahá'ís, mulheres são banidas de universidades no Irã

Depois dos bahá'ís, mulheres são banidas de universidades no Irã: Intolerância e discriminação como políticas de estado na República Islâmica


Na última segunda-feira (20), o governo do Irã anunciou mais uma política de retrocesso no país – mulheres serão proibidas de frequentar 77 cursos universitários. A medida aplica-se às novas estudantes e às que já estão cursando a faculdade, e entra em vigor a partir de setembro, com o início do ano letivo no país, quando 36 universidades terão vagas apenas para o sexo masculino.

A jurista Shirin Ebadi, primeira cidadã iraniana a receber o Prêmio Nobel da Paz, solicitou às Nações Unidas que conduzam uma investigação acerca da situação imposta às mulheres em seu país de origem. Segundo ela, o objetivo real é a redução da proporção de estudantes do sexo feminino para abaixo dos 50% – hoje essa taxa é de cerca de 65% – provocando o enfraquecimento dos movimentos feministas e as campanhas contra as leis discriminatórias na República Islâmica.

"É tudo parte da recente política que busca levar as mulheres de volta aos espaços privados dentro das casas, já que sua presença apaixonada não pode ser tolerada na arena pública”, diz Ebadi em uma carta enviada a Ahmad Shaheed, o relator especial da ONU sobre a situação dos direitos humanos no Irã. "Assim, eles esperam que as mulheres desistam de sua oposição e da demanda por seus próprios direitos”, declara na carta, divulgada pelo The Telegraph, do Reino Unido.

A Dra Ebadi é responsável pelo escritório de advocacia que atuou na defesa dos sete bahá'íspresos ilegalmente em 2008 e que atualmente cumprem 20 anos de sentença após um julgamento a portas-fechadas. Apesar das milhares de folhas constantes do processo, as condenações são embasadas puramente em motivos religiosos. Em 1991, um documento secreto contendo orientações de como lidar com a “Questão Bahá'í” foi revelado pelas Nações Unidas. O Memorando Golpaygani, como é conhecido, consiste em uma política sistemática de monitoramento e erradicação da comunidade bahá’í como uma entidade viável no Irã.

A privação de grupos populacionais específicos do acesso às universidades no Irã não é uma novidade. “Desde 1979, os jovens bahá'ís são impedidos de cursar o terceiro grau”, conta Mary Caetana Aune-Cruz, representante da Comunidade Bahá'í no Brasil. “A partir de 2006, devido à grande pressão internacional, alguns estudantes bahá'ís conseguiram entrar nas universidades. Mas desde então, o que vemos são estratégias cada vez mais refinadas para garantir que eles não possam concluir seus estudos”, afirma Mary.

É realmente vergonhoso que o alvo agora sejam as mulheres, especialmente em se considerando que o país se vangloria de ter permitido acesso feminino a tantas áreas nos anos recentes”, comenta Mary. “Se elas não podem estudar, é uma questão de tempo até que o acesso seja restringido também no campo do trabalho”, declara a representante bahá'í.

Segundo reportagem do The Telegraph, a nova restrição sexista foi adotada diante do fato de que as mulheres iranianas tem se provado mais eficientes que os homens, uma tendência que vai de encontro à abordagem tradicional de dominância masculina dos líderes religiosos do país. Nos anos recentes, a média chegou a três mulheres para cada homem aprovado nos exames vestibulares.

O jornal inglês afirma ainda que os clérigos mais antigos estão preocupados com os efeitos colaterais na sociedade advindos da elevação dos padrões educacionais entre as mulheres, como a diminuição das taxas de fertilidade e casamentos.

Notícias divulgadas recentemente pela Comunidade Internacional Bahá'í divulgam a intensificação da opressão contra bahá'ís em várias cidades iranianas, com destaque para a região de Semnan, localizada a leste de Teerã. Pelo menos 30 seguidores da Fé Bahá'í foram presos por participarem de atividades comunitárias de sua religião (no total 116 bahá'ís encontram-se presos atualmente); casas e lojas de bahá’ís foram alvo de ataques incendiários, inúmeras empresas de bahá'ís foram fechadas pelas autoridades do país e o cemitério bahá'í local sofre com ataques regulares.


Manifestações globais

Além da Prêmio Nobel, outros grupos também vem se manifestando em defesa dos direitos humanos das cidadãs e cidadãos iranianos. Em1ºde abril, cidades como Brasília (Brasil), Amsterdã (Holanda), Londres (Reino Unido) e Paris (França) realizaram uma mobilização simultânea em defesa dos mais de 600 prisioneiros de consciência existentes no Irã.

Durante a Rio+20, uma marcha foi realizada na Praia de Ipanema para chamar a atenção do Presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad – que estava na cidade para a Conferência da ONU – para os abusos contra a liberdade e os direitos humanos dos cidadãos de seu país, reunindo mais de 1.000 participantes, entre feministas, homossexuais, religiosos, jornalistas, estudantes e outros grupos cujos pares sofrem preconceito e discriminação no país islâmico. Movimentos cristãos por todo o mundo tem repudiado desde 2011 a condenação por apostasia do pastor Youcef Nadarkhani, acusado de deixar o Islã, e a apreensão de 6.500 exemplares da Bíblia Sagrada.

Em 16 de setembro próximo, a 5ª edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosatambém trará a pauta dos direitos humanos no Irã, com foco específico na perseguição a bahá'ís, cristãos e outras minorias presentes na República Islâmica. A expectativa dos organizadores é que cerca de 200 mil pessoas compareçam à Orla de Copacabana.


Para saber mais sobre a perseguição aos bahá'ís no Irã, acesse www.bahai.org.br/noticiase clique em Bahá'ís no Irã.

Para saber mais sobre a Caminhada pela Liberdade Religiosa, clique aqui.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Reduza a velocidade

Reduza a velocidade:
Camiseta Reduza a velocidade
Camiseta Reduza a velocidade

Reduza a velocidade (2004)

Diversas cidades
Camiseta distribuída em lugares variados.





Slow down(2004)

Several cities
T-shirt distributed in different places.

Reduza a velocidade - placa de sinalização
Reduza a velocidade – placa de sinalização

*******************************************************************************
Blog= Poro, site  que estimula a cidadania em pequenos e simples atos.
precisamos fazer o mesmo ..Muita gente, em especial os jovens, vivendo de maneira veloz, aumentando o numero de mortes no trásito, acidentado-se, enchendo so hospitais de poli-traumatizados, UTIS sobrecarregadas, destruindo vidas, .....SUAS E A DOS OUTROS.
clique no frase acima v=cone;a o pessoal deste site mineiro..