quarta-feira, 30 de março de 2011

(título desconhecido) Arte de Myra Landau

(título desconhecido): " -
Do Blog- http://pacodasartes.blogspot.com/2011/03/myra-landau-cor-nao-se pensa.html
Myra Landau




" A cor não se pensa. A cor sai e é igual ao Sol que se põe ao cair da tarde. Assim também a cor se põe sobre o papel ou sobre a tela. E quando pintares, esquece tudo o que alguma vez tenhas lido ou estudado."

“Si Sabes Ver”, De Myra Landau.


Obra e Biografia no blog 'EXPRESSO DA LINHA'


***************************************************************************************
Divulgando talentos artisticos feminnos. não conhecidos por muiitas mulheres e homens  e Arte por artista Bahái em vídeo

Sõnia - Londrina

A Vida Imortal De Henrietta Lacks

A Vida Imortal De Henrietta Lacks: "
Sinopse



Henrietta Lacks era descendente de escravos e nasceu em 1920, numa fazenda de tabaco no interior da Virgínia. Aos trinta anos, casada e mãe de cinco filhos, Henrietta descobriu que tinha câncer. Em poucos meses, um tumor no colo do útero se espalhou por seu corpo. Ela se tratou no Hospital Johns Hopkins, e veio a falecer em 1951. No hospital, uma amostra do colo do útero de Henrietta havia sido extraída sem o seu conhecimento, e fornecida à equipe de George Gey. Gey demonstrou que as células cancerígenas desse tecido possuíam uma característica até então inédita - mesmo fora do corpo de Henrietta, multiplicavam-se num curto intervalo, tornando-se virtualmente imortais num meio de cultura adequado. Por causa disso, as células 'HeLa', logo começaram a ser utilizadas nas pesquisas em universidades e centros de tecnologia. Como resultado, a vacina contra a poliomielite e contra o vírus HPV, vários medicamentos para o tratamento de câncer, de AIDS e do mal de Parkinson, por exemplo, foram obtidos com a linhagem 'HeLa'. Apesar disso, os responsáveis jamais deram informações adequadas à família da doadora e tampouco ofereceram qualquer compensação moral ou financeira pela massiva utilização das células. 'A vida imortal de Henrietta Lacks' reconstitui a vida e a morte desta injustiçada personagem da história da medicina. O livro demonstra como o progresso científico do século XX deveu-se em grande medida a essa mulher negra, pobre e quase sem instrução.
Muito interessante!
FONTE
"
********************************************************************************************

E a gente não sabia de nada disso. Nem nos profissionais de saúde....  Nemo Programa Nacional de Cãncer divulga. Acho que sociedade , a humanidade, e os cientistas estão devendo algo a esta alma e a sua familia




Um vídeo com Oração em memória de Henrietta Lacks
Sõnia-Londrina

sexta-feira, 25 de março de 2011

Comunidade bahá'i de Presidente Purdente SP X Londrina-PR- Ações em parceria...

Comunidade bahá'i de Presidente Purdente SP X Londrina-PR- Ações em parceria...: "




Foto dos partcipantes do evento-Sra Margot no centro de blusa marrom. e Osvaldo de camiseta branca, ao lado da jovem de blusa branca.


Esta postagem sobre esta
ação conjunta, iniciativa da querida Pioneira Margot Malkin, está atrasada.


A Sra Margot Malkin é uma das primeiras pioneiras Bahá'is que chegaram ao Brasil, com seus pais e irmão já falecidos. Sua vida de serviço tanto no Brasil como na America do Sul e Central, nos faz ter uma grande admiração e respeito pela mesma, pela sua coragem e vitalidade, que deve servir de inspiração para os mais jovens.Ela sempre está se movimentando.. Esteve muitos anos em Bauru -SP onde criou uma comunidade Bahá'i- a Pioneira Mãe nessa cidade.
Conheço-a há anos.Tem uma maneira muito singular de divulgar a Mensagem da a Fé, que nos lembra os primeiros momentos de ensino da Sra Leonora Armstrong
Depos de sair de Bauru, foi residir em Presidente Prudente, há uns 8 anos atrás, na época Hoje mora em Presidente Prudente, sozinha, colaborando com um pequeno grupo de bahai's locais. Faz capacitação, promove Reuniões Devocionais com novos amigos. se insere na vida da cidade, e sempre busca grupos de pessoas que estão investigando sobre diversas filosofias, crenças, -como os teosofistas, o pessoal da Ordem Rosa Cruz, os budistas, etc.
..E ela encontra estes grupos, começa a participar do espaço, faz amigos, doa livros Bahá'is para o banco de dados, e mantem sistemáticamente atenção aumenta os laços de amizade e insere na agenda Pesquisa sobre a Fé Bahá'i, tornando-se membro ativo do espaço.
No inccio do ano fui convidada por ela, para visitar o Grupo, denominado PRISMA, cujo coordenador e mobilizador, organizador de eventos é o SrOsvaldo , que se tornou um grande amigo da mesma e admirador dos Ensinamentos Bahá'is, inclusive por iniciativa do mesmo, sempre buscando material bahá'i para apresentar ao seu grupo, que se reune regularmente, em sua própria casa.
E por sugestão da Margot, o Grupo Prisma me convidou para um manhã de um domingo, próximo ao dia Internacional da Paz, em setembro de 2010,com a proposta de explicar o que é a Comunidade Bahá'i , como tornar-se um membro, os Principios da Fé....
Realmente foi uma maravilhosa experiência estar em Presidente Prudente, para esta ação junto com a Margot. O Osvaldo foi presenteado com o Livro Epístolas de Bahá'u'lláh, ele mobilizou o grupo, vieram mais de 15 pessoas, todos muito atentos para se aprofundar no assunto.
Antes de começar a abertura, ela Já tinha montado um vídeo sobre a Mensagem Bahá'i aos Povos do Mundo.
Fizemos Orações, o publico alvo gostou bastante do material apresentado em Power-point, texto elaborado com bibliografia do Livro "O Domínio Imperecível " do Dr. Udo Schaefer, e mais fontes bahá'is.
No final ele de maneira muito emocionante, agradeceu a oportunidade de saber mais sobre a Fé, reforçou a vião o tão abrangente da Fé Bahá'i mantendo seu compromisso de divulgar mais sobre o assunto. Inclusive tendo dito ao grupo: que cada tema era apresentado apenas uma vez, mas que em relação a Fé Baha'i ele estava fazendo uma exceção.




Foto do jardim da residência do Osvaldo, também espaço onde se reúne o pessoal do Grupo Prisma- agradáveis, tem água correndo na fonte, banco para sentar, meditar, flores....


Bem, tiramos várias fotos juntos, foi oferecido um lindo almoço comunitário em sua casa-sede do Grupo Prisma, e alguns dos jovens e pessoas mais velhas, demonstraram interesse em avançar na pesquisa. Foram divulgadas as ações centrais a todos.e dado ênfase ao Curso Reflexão sobre a Vida do Espírito
Uma jovem residente em Belém, sobrinha do Osvaldo, levou o endereço do Portal Bahá'i, pois estava interessada em saber mais,.Todos os participantes tiveram acesso a Mensagem Bahá'i, devido esta estratégia da querida Pioneira Margot.
Uma amiga da Margot, a Prof. Nilce, que mantém uma Reunião Devocional em sua casa, esteve conosco no Grupo Prisma e em outros momentos vividos em Presidente Prudente.


Presidente Prudente é bem perto de Londrina.


Margot sempre visita a Comunidade Local, onde tem muitos amigos e gosta de estar em eventos por aqui.
Nesta semana, ela nos enviou um e-mail, perguntando como andava a agenda local, porque o Osvaldo queria conhecer a Comunidade, estar com outros bahá'is, em especial o Jerônimo, pois eles tem algo em comum, sua busca através dos movimentos diversos..
Estamos hoje aguardando ansiosos a visita de ambos amanhã, sábado, quando ficarão hospedados em nossas casas, teremos uma Reunião Especial no sábado a noite aqui em casa..
No Domingo pela manhã, Reunião Devocional Comunitaria na Sede Bahá'i , com café , que acontece regularmente. e as 12 horas almoço especial com a familia pioneira Faezeh e Jahanghi, para um novo momento de convívio e estreitar ainda mais os laços de amizade..


Esta maneira de fazer algo diferente, tem a ver com o perfil de cada bahá'i com certeza.
Mas , oferece-nos um cenário de que existem muitas maneiras de divulgar a Mensagem e se associar com grupos distintos. Margot é uma Mestra nisso...


Estamos felizes em sermos parceiros em ações bahá'is em cidades de dois Estados. A movimentação é algo realmente inspirador, estimulador, gera vida , alegria, aumenta nosso sentimento de sermos parte de uma comunidade que não tem fronteiras.


Um novo momento do grupo...




Mais s uma foto legal dos participantes.


Que valeu, valeu mesmo..Foram dias maravilhosos - 3 dias cheios de ânimo, ensino e espiritualidade.


E a admiração, respeito e o sentimento de eterno aprendiz junto a mesma.


Pedimos desculpas ao Grupo Prisma por ter demorado a editar este evento.


Estamos convidando mais amigos para participarmos deste convívio no sábado a noite.


Sônia -Londrina




atom
"

domingo, 20 de março de 2011

Reunião em Homenagem á Sra. Leonora Armstrong -"Mãe Espiritual dos Bahá'is do Brasil!-Londrina-PR


No domingo passado, aqui em Londrina, ocorreu na Sede Bahá'i, a Reunião em Homenagem a Sra. Leonora Armstrong promovida pela Assembléia Espiritual Local dos Baháis de Londrina, constando da seguinte Programação:

I-Boas-Vindas aos participantes;

II-Leitura da Mensagem enviada pela Agência Bahái de Notícias, relatando a vida da querida Pioneira, suas dificuldades, suas vitórias, a contribuição  na tradução dos primeiros Livros Bahá'is em Português, sua dedicação constante e entusiasta , mesmo quando estava com a saúde gravemente abalada nos últimos anos de pioneirsmo. Suas inpúmeras viagens pelo Brasil.

III- Leitura de várias Orações do Livro "As Vozes Femininas nas Preces" pelos participantes;

IV- Leitura e acompanhamento por todos da Epístola de Bahá'u'lláh ;"Ò Minha Serva, ó Minha ..." com cópia desta Epístola com desenho de folhas para todos os participantes.

V- Distribuidas lembrancinhas feitas com sabonete de glicerina, com folhas cortadas em lâminas finas, coloridas em uma caixinha transparente. elaboradas por um contato do Agrupamento;

Dado uma lembrança maior. com folhas de glicerina, em um vidro. à querida Pioneira Faezeh Berouzhi por ter atendido ao chamado de Deus com seu esposo e pais, há mais de 30 anos  e serem os Pioneiros Baháis em Londrina.

Participaram do evento 16 pessoas: 2 meninas entre 9 e 13 anos,  1 adolescente do sexo masculino, 5 adultos do sexo masculino  e 8 mulheres.

De Rolândia 3 pessoas e de Londrina 13 pessoas.- 2 contatos

Foram distribuidos chocolates para os presentes, já que a maioria estava em jejum.


Não consegui localizar a foto do evento. no momento.

Tenhamos todos um bom-domingo !




Um vídeo especial com crianças cantando na Conferencia Mundial de Mulheres em Pequim-China .




domingo, 13 de março de 2011

Uma Mulher com um amor que não podia esperar! Leonora Armstrong-Pioneira Bahai no Brasil em 1921


Quando em 1918, Abdu'l-Bahá veio ao Ocidente ,esteve nos  Estados Unidos da América , onde reralizou uma séri de palestras célebres , divulgando a Mensagem Bahái  em Igrejas, Sociedades Teosóficas ,  inumeras organizações Espirituais e filosóficas .Mas, muitas  reuniões foram  realizadas em residencias de novos baháis, especialmente do sexo feminino. Uma grande parte do publico era composto por mulheres:jornalistas, buscadoras espirituais,  intelectuais,eruditas etc. .Entre elas destaca-se Martha Root, a primeira Instrutora Bahái  ocidental, a visitar vários países no mundo, após este momento espirtual grandioso.
Na America do Sul , visitou o Brasil.

Esta postagem , não pretende agora , relatar a vida das Mulheres Bahai's Pioneiras , exceto sobre Leonora Armstrong e  mencionar  a relação da mesma com  Martha Root ,Instrutora Bahái Internacional e que esteve no Brasil, quando de sua vigem memorável a America do Sul e incluído Brasil., pois foi Martha Root que deu o nome de um sr. em Santos-SP, o Sr, Guido Gnochhi-(vejam no video.)

 Em 2011 , comemora-se  90 anos, da sua chegada ao país,  para  estabelecer a Comunidade Nacional.

O esforço e  firmeza de Mulheres Pioneiras Baháis,  que podem  ser construtoras de Comunidades Bahais no Mundo.


E foi assim, o começo da Jornada Heroica da querida Pioneira Leonora , uma jovem desconhecida ehegando em 1921 de navio ,no Porto do Rio de Janeiro, numa época onde mulheres ainda não tinham seus direitos assegurados, e não era comum esta ousada decisão.

Mas Leonora ttinha uma missão realmente especial.!


 Ela estava fortalecida espiritualmente .Lembrava as Palavras que Abdu'l-Bahá proferiu nos Estados
Unidos , aos novos crentes; para mobiliza-los a sairem como Pioneiros e Pioneiras através do mundo.


************************************************************************************


'Ah! Se eu pudesse viajar, ainda que fosse a pé, na mais completa pobreza, a essas regiões e clamar YA-BAHA'U''L-ABHÁ, nas cidades ,aldeias, montanhas,desertos, e oceanos, para  promover  o ensinamento  divino..

No entanto, isso não posso fazer.Quão imensamente deploro!
Queira Deus, voces possam conseguir "

.





 Sua vida, merece ser conhecida pelo povo brasileiro, sua vivência, experiência no Serviço a Causa Bahái ser fonte de estímulo e aprendizado para os bahais. .

 A Comunidade Bahái do Brasil , em Homenagem a sua Pioneira , produziu um video especial, orientou as comunidades locais a divulgarem o fato, e solicitou que acontecessem reunioes para amigos,  para novos crentes, em casa, em espaços publicos, em locais comunitários , em Sedes Bahái's.


Em Londrina, hoje às 9.30 teremos uma Reuniao Devocional, aberta ao público, organizada pela Assembléia Espiritual Local dos Baháis de Londrina, atendendo ao apêlo- com Orações especiais reveladas para Mulheres, Textos Baháis obre a Mulher a a igualdade e Leitura sobre a vida de Sr.a Leonora Armstrong: "Mãe Espiritual dos Baháis do Brasil"#
.
Com um significado espiritual : liderança de servitude  a Humanidade .




Bahá'u'lláh em uma  Epistola dirigida às Mulheres, diz:
"Ó Minha serva, Ó Minha folha !
Nós te designamos "uma folha" para que possas, assim como folhas, ser movidas pelo vento suave da Vontade de Deus ...-Bahá'u'lláh


Leonora Armstrong,foi uma folha vinda dos Estados Unidos. movida pelo "vento suave da Vontade de Deus ", para trazer a mensagem da Fé Bahai ao nosso Brasil.

Sejamos gratos a Bahá'u'lláh por sua vinda e divulguemos sua vida a muitas pessoas, especialmente as meninas e mulheres do Brasil.






UM LINDO DOMINGO, Sônia

Maiores informações sobre a Fé Bahái.no Brasil :


Literatura e lIvros sobre a Fé Bahá'i  e/ ou sobre  a vida de "Leonora Armstrong "


NOTA - PUBLICAREMOS A EPISTOLA:
"Ò Minha serva, ó minha folha, na integra numa outra página no Blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

"Mulheres: O único remédio é a EDUCAÇÃO"





"`O único remédio é a Educação"






"A educação não é algo que os homens possam dar as  mulheres, ou que as mulheres  possam exigir dos homens. 

Igualdade implica em uma mudança na forma de atuar tanto dos homens como das mulheres, e em sua forma de relacionar-se.

Para a mulher, a tarefa mais importante é a educar-se.Para participar ao lado do homem, necessita ser igual em capacidade e conhecimento.Necessita de suficiente confiança em seus conhecimentos e capacidades como para participar e expressar o que sabe.

As Escrituras Baháis afirmam que:

"O único remédio é a educação....visto que a igualdade significa igual qualificação.
.A mulher deverá esforçar-se para progredir em tudo aquilo em que esteve impedida, para que o homem sinta-se obrigado a reconhecer sua igualdade em capacidade e conquistas..Até que a mulher e o homem não reconheçam e apliquem a igualdade, o
progresso social...não será possível"


Além disso, a mulher tem que lutar contra sua tendência, à dependência.Ela acredita que seu propósito principal na vida é buscar a um homem que a cuide, e se considera, que não pode viver sem ele....não dará atenção devida, a sua própria capacitação. Mas ao contrário deve centralizar suas próprias capacidades e pensar como pode contribuir para um mundo melhor. Portanto em  sua relação com os homens e baseando-se em sua própria segurança do que chegou a ser como pessoa, deve relacionar-se de igual para igual ."

 Texto da Cartilha  HOMENS E MULHERES COMPANHEIROS VERDADEIROS"

DOCUMENTO ELABORADO PELA COMUNIDADE BAHÁ'I´ DA ARGENTINA- Primeira
 Conferência Internacional Bahá'i do Cone Sul - Rosário - 1999


Sônia- Londrina

Nota: mudamos o nome do Blog, refizemos o perfil  e descrição do mesmo.


Nome do Blog agora é:

Mulher-Potencialidade revelada - VISÃO BAHA'I