sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

"Uma das potencialidades ocultas no Reino da Humanidade,era a capacidade da mulher"- Abdu'l-Bahá



Na introducáo do Livro~ A Voz Feminina nas preces"-Selecão de Orações Bahá'is para Mulheres , encontramos a seguinte citação de Abdú-l Bahá sobre o Tema:

Uma das potencialidades ocultas no mundo da Humanidade, era a potencialidade ou capacidade feminina.o consumado
Através dos fulgentes raios da ilumina;áo divina, a capacidade da mulher, despertou e se manifestou de tal modo nesta ;epoca que a igualdade do homem e da mulher é um fato consumado..."  - pag.5


 Texto dos Escritos Baháìs  sobre Igualdade
"Deus criou a humanidade a sua própria imagem e semelhança, isto é, tanto os homens como as mulhere sáo os reveladores de seus nomes e atributos, e  segundo o ponto de vista espiritual não existe diferen;ca entre eles.
  Qualquer um que se APROXIMA DE DEUS, é o Mais  apreciado, seja homem ou mulher. "

Citacão no Documento - Homenss e Mulheres Companheiros Verdadeiros- Comunidade Bahá'i - pag.6

Literatura Bhai sugerida:

1- " Mulher " - Seleçáo dos Escritos Bahais sobre a Mulher

2-"Uma Onda de Ternura""

3- "Seleção dos Escritos de Abdu'l-Bahá"

4- "A  Familia Livre da Violéncia "

5- "Tahirih "


Informações sobre Literatura Bahá'i acesse:

w.                                                   wwwwww.editorabahaibrasil.com.brr
Sonia Maria


quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Primeira Mensagem - Documento da Casa Universal de Justiça- 1986

Iniicando um novo Blog, destinado a Mulheres e Homens , porém   relatando de maneira especial Textos Sagrados Baháis, Documentos que apresentam a posiçaõ  e condiçãp da Mulher na Revelação Bahái,Textos sonre Educação para a Igualdade. Papel das Mães e do Pai na Educação Espiritual dos filhos... 
Pela primeira vez na história da Revelação Divina, da Religião , a condição da mulher, sua igualdade espiritual, é assegurada,é uma Lei Espiritual e é dever de todos os bahais apoiar e promover esta condição
Perante Deus ,somos iguais ,SENDO  AGORA ASSEGURADO COMO UMA NORMA ESPIRITUAL .TANTOS DIREITOS COMO DEVERES: uma grande responsabiidade na construção de um mundo novo, de uma sociedade que reflIta os valores espirituais individualmente e coletivamente. onde as mulheres são parte fundamental na construção do avanço da civiização ao lado dos homens..


Texto da Casa Universal de Justiça :


O Documento da Casa Universal de Justiça -"A Promessa da Paz Mundial"- de 1986, apresenta o papel da Mulher na Construção da PAZ:

"A emanciapação da mulher - a concretização da plena igualdade entre os sexos- é um dos requisitos menos reconhecidos, para o estabelecimento da paz. A negação dessa igualdade perpetua uma injustiça contra a metade da população do mundo, e promove entre os homens atitudes e hábitos nocivos que são transportados do ambiente familiar para o local de trabalho, para a vida politica, em última análise, para a esfera das relações internacionais. Não existem quaisquer fundamentos morais, práticos ou biológicos que justifiquem essa privação. Só quando as mulheres forem bem recebidas em todos os campos de atividade humana, em condições de igualdade, é que se criará o clima moral e psicológico do qual poderá emergir a paz internacional."


 Estaremos publicando a vida das Mulheres Baháis:
As martires, as pioneiras,as Epistolas dirigidas especialmente às mulheres, Preces Femininas,e muitos outros temas relacionados a contribuição e papel da Mulher Bahái na construção da Paz.

Este não é um BLOG dito "feminista". mas um Blog que pretende mostrar através dos Textos Baháis a "Potencialidade que era oculta e agora está manifestada ", pótencialidade ,que esteve velada e fragilizada nas Revelações Divinas do passado.


E para alegraer os nossos corações, pela Revelação de Bahá'illáh , escutemos acanção Renascer. cp,´psoiçãoe apresentação de Max, membro da Comunidade Bahai .

"Renascer ",porque há um Renascimento Espritual para construir esta nova sociedade, é um momento de Renascimento para ambos. homnes e mulheres . 

Obrigada Max, acho linda esta canção !


Obrigada, Sonia  - LONDRINA
  NOTA: PRÓXIMA POSTAGEM  SERÁ  SOBRE:
  Sra. LEONORA ARMSTRONG - "MÃE ESPIRITUAL DOS BAHAIS DO BRASIL- 90 anos .

 BLOG-PUBLICO
 Aos baháis,solicitando que repassem aos amigos, amigas e contatos, se possivel. e se o desejarem

Sônia-Londrina